Leia também:
X Fernando Collor defende Lula: “Foi condenado sem provas”

Sistema de transporte do Rio é o pior do mundo, aponta lista

Um estudo norte-americano analisou os principais centros urbanos mundiais

Camille Dornelles - 13/07/2018 07h34 | atualizado em 13/07/2018 08h34

Sistema de transporte do Rio de Janeiro é o pior do mundo Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil apareceu em último lugar na lista dos piores transportes públicos do mundo. O estudo feito pela instituição norte-americana Expert Market em junho mostrou a capital carioca como o centro urbano que tem o pior sistema do mundo.

O ranking levou em consideração o tempo de viagem, espera para pegar a condução, baldeações, distância total e o custo mensal do transporte relacionado ao salário médio da população.

Segundo os pesquisadores, o Rio de Janeiro aparece no 74º lugar principalmente pelo alto custo da mobilidade urbana e do tempo de espera e de trajeto. A duração média de um trajeto do morador carioca é de uma hora e meia.

Ainda segundo o levantamento, o valor da passagem equivale a, aproximadamente, 9,4% do salário médio.

OUTRAS CIDADES BRASILEIRAS
Ao todo, foram avaliados 74 grandes cidades mundiais. Entre elas estão cinco capitais brasileiras: Rio de Janeiro (74ª posição), São Paulo (72ª), Salvador (70ª), Brasília (68ª) e Curitiba (64ª). A melhor colocação ficou com Campina Grande, na Paraíba (29ª).

Em seguida aparecem Santos e Baixada Santista (56ª) e Campinas (61ª).

MELHORES COLOCAÇÕES
Não há nenhuma cidade brasileira entre as dez melhores colocadas. O país com melhores colocações foi a França, com quatro cidades elencadas: Por ordem, são elas: Nice (1ª),Toulouse (4ª), Lyon (7ª), e Estrasburgo (9ª).

As dez melhores cidades também incluem Cuenca, Espanha (2ª), Bilbau, Espanha (3ª), Catânia, Itália (5ª), Bari, Itália (6ª), Bolonha, Itália (8ª) e Leicester, Reino Unido (10ª). A lista completa pode ser acessada aqui.

Leia também1 Passagem mais cara para os ônibus do Rio entra em vigor
2 Ação do MPRJ pede à Justiça o fim da Fetranspor

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.