Leia também:
X Cármen rejeita ação do PT para obrigar análise de impeachment

Sequestro-relâmpago: Bandidos exigem PIX para liberar vítimas

Cresce o número de casos no estado do Rio de Janeiro

Monique Mello - 21/07/2021 18h07

Ricardo Patrick Vieira foi preso em São Gonçalo Foto: Reprodução

A tecnologia criada para facilitar a vida de usuários de contas bancárias está sendo usada por criminosos para exigir o pagamento de resgates. Somente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram reportados seis casos nos últimos dois meses.

No último fim de semana, um arquiteto cuja identidade não foi revelada, foi abordado por dois homens na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Os criminosos entraram em seu carro, exigiram a transferência de R$ 1.200, por meio de PIX, enquanto apontavam uma arma para a sua cabeça. O arquiteto de 28 anos teve que dirigir por dez minutos sob ameaça.

No mesmo bairro, uma moradora foi abordada na rua de casa, e fora obrigada a pedir ao marido para fazer uma transferência urgente de R$ 2.500.

– Foi tão agressivo que estou em pânico de sair à rua depois disso – relatou.

Nesta terça-feira (20), uma família com quatro pessoas também foi vítima da nova modalidade de crime em Maricá, Região dos Lagos do Rio. Quatro homens armados abordaram o carro da família e anunciaram o sequestro. Além da exigência do Pix, os bandidos levaram pertences da família, incluindo o carro, um Hilux.

Também nesta terça-feira (20), Ricardo Patrick Vieira dos Santos foi levado à Delegacia Antissequestro (DAS) de São Gonçalo, suspeito de aplicar o golpe na região e contratar altos empréstimos com as contas bancárias das vítimas.

O delegado Claudio Góis, que comanda a Delegacia Antissequestro (DAS), admite que a facilidade do PIX beneficia a atuação das quadrilhas. No entanto, ele faz uma ressalva: as transferências deixam rastros. É possível identificar o destinatário que recebe os valores, e ele pode ser acusado pelo crime.

– Mesmo que uma pessoa tenha aceitado receber de boa-fé a transferência, ela poderá indicar quem pediu para usar a conta dela – advertiu o delegado.

 

Leia também1 Vídeo: Jovem de 25 anos morre ao saltar de bungee jumping
2 Homem que fingia ser menina é preso por abusar de 70 garotos
3 MS: Bandido tenta invadir igreja, mas acaba rendido por pastor
4 Faxineira é atacada com ácido por ex-patrão após discussão
5 Mãe salva filho de 5 anos de ser sequestrado. Assista ao vídeo!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.