Leia também:
X Celebridades se candidatam às eleições 2020. Veja quem são!

Sementes misteriosas da China chegam a cinco estados do Brasil

Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul relataram casos

Rafael Ramos - 29/09/2020 13h11 | atualizado em 29/09/2020 13h52

Sementes da China intrigam brasileiros Foto: Reprodução

Duas semanas após o Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitir um alerta sobre o envio por Correio de pacotes com sementes misteriosas supostamente vindas da China, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) também denunciou situação semelhante no estado do Nordeste.

A encomenda foi enviada para a doceira Natália Nascimento, moradora do bairro de Colinas de Periperi, em Salvador. Ela recebeu as sementes no mês de maio juntamente com umas flores artificiais que ela comprou pela internet.

– Eu fiz a compra por um aplicativo internacional só que eu não encomendei as sementes, só as flores. Eu imaginei que fosse um brinde, por isso nós plantamos, mas com cuidado de plantar separado e observando o que era. Para minha surpresa, teve o alerta da Adab e eu entrei logo em contato.

As embalagens contêm selos da China, que negou o envio. A preocupação é que essas sementes contaminem as lavouras com pragas. Além de Santa Catarina e Bahia, foram registradas denúncias no Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul, que estão sendo acompanhadas pelo Ministério da Agricultura.

A Adab pediu que a população esteja alerta e não utilize as sementes, caso elas cheguem pelos Correios sem solicitação. Em caso de recebimento, é aconselhável que as pessoas não abram a embalagem e nem joguem no lixo. O material deve ser encaminhado imediatamente à Adab ou à superintendência do Ministério da Agricultura no estado, onde passarão por perícia. Para entrar em contato com a Adab, a população deve ligar para (71) 3194-2000.

– Sempre há riscos porque as sementes, mudas, material propagativo de uma forma geral, são possíveis veiculadores de pragas. É imprescindível a gente fazer análise para ter noção do que é, ainda porque esse material não foi solicitado. Então a gente desconhece qual a intenção de quem remeteu para o Brasil esse tipo de material – disse a fiscal da Adab, Suely Brito.

Essas sementes também foram notificadas nos Estados Unidos, começando no estado de Washington. Só na cidade de Utah foram relatos cerca de 40 casos de pessoas que receberam as sementes pelos Correios.

Leia também1 Celebridades se candidatam às eleições 2020. Veja quem são!
2 Globo: Líderes religiosos cantam com Sandy e pedem tolerância
3 91 candidatos das Eleições 2020 adotam sobrenome Bolsonaro
4 Jair Bolsonaro diz que 'crescente popularidade' incomoda rivais
5 Web critica O Globo por fake news contra Flávio Bolsonaro

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.