Leia também:
X Ministério Público denuncia Joesley Batista por corrupção

Grupo teatral deve falar em CPI sobre peça polêmica

O Auto da Camisinha mostrava um pênis gigante e foi encenado em uma escola do DF

Camille Dornelles - 16/05/2018 11h32 | atualizado em 17/05/2018 08h43

Ator aparece com pênis gigante durante a peça Foto: Reprodução

Serão convocados os representantes da Hierofante Companhia de Teatro, responsável pela encenação da peça O Auto da Camisinha, o diretor e o coordenador pedagógico da escola pública em que ocorreu o caso. A obra mostra um pênis gigante preso à cintura de um dos palhaços.

A convocação foi aprovada nesta terça (15) por quatro dos cinco integrantes da comissão: Rodrigo Delmasso (PRB), Sandra Faraj (PR), Rafael Prudente (MDB) e Júlio Cesar (PRB). O deputado distrital Professor Israel (PV) não participou da sessão.

O secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal (DF), Guilherme Reis, também pode ter que prestar esclarecimentos à CPI da Pedofilia do Senado, de acordo com informação divulgada pelo deputado Delmasso em seu Facebook.

– Essa peça é indecente, imoral e não contribui em nada na formação dos alunos. Podemos abordar esse assunto de outra forma. A convocação é para explicar por que eles quiseram apresentar para adolescentes, mesmo havendo restrição pelo ECA – declarou o deputado, presidente da CPI.

De acordo com informação dada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura, a sessão extraordinária da CPI, que aconteceria nesta quinta (17), foi desmarcada. A reunião deve receber nova data do Senado. Ao Pleno.News, o órgão também afirmou que o político não chegou a ser convocado, mas que provavelmente o será até o final da semana.

O secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis Foto: Ozimpio Sousa/Governo do DF

O CASO
No dia 8 de maio, a peça O Auto da Camisinha, foi encenada a adolescentes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Planaltina, no Distrito Federal. A professora e supervisora da escola, Adriana Reis, chegou a informar que a peça era sobre educação sexual.

Mesmo assim, a apresentação recebeu diversas críticas de pais de estudantes. A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) emitiu uma nota se desculpando. Ela afirmou que “houve um erro, por parte da direção do CEF 03 de Planaltina, ao permitir, sem avaliação prévia de conteúdo, uma apresentação de teatro com a temática de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e gravidez na adolescência”.

O Auto da Camisinha é uma peça de autoria de José Maturanga é já recebeu versão cinematográfica, lançada em 2009, com Chico Anysio, André Lucas e Nadia Alencar no elenco.

*Atualizada às 14h46

Leia também1 "Estão preparando as crianças para pedófilos", diz psicóloga
2 Peça teatral com pênis gigante se torna alvo de polêmica
3 CPI dos Maus-Tratos vai ouvir ex-técnico de ginástica

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.