Secretaria lança Guia Turístico Evangélico com várias atrações
Material mostra igrejas, museus e eventos históricos em todo o estado de São Paulo
Leiliane Lopes - 01/11/2024 16h29 | atualizado em 01/11/2024 18h10
Nesta quinta-feira (31), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou o Guia Turístico Evangélico, uma publicação que busca valorizar a cultura religiosa evangélica, apresentando museus, eventos e atrações voltados para o público que se interessa pelo turismo religioso.
De acordo com a secretaria, o turismo religioso é um dos setores que mais cresce no Brasil, movimentando, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), cerca de 20 milhões de deslocamentos anuais e mais de R$ 15 bilhões, conforme o Ministério do Turismo.
O Guia Turístico Evangélico destaca locais de interesse na capital e no interior do estado, como a Igreja Batista mais antiga do Brasil, localizada em Santa Bárbara d’Oeste, e um dos maiores templos evangélicos do país, situado na Pompéia, em São Paulo. Em Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema abriga um dos primeiros cemitérios protestantes do Brasil.
Além dos templos, o guia menciona museus em cidades como Barueri, Engenheiro Coelho e Santana de Parnaíba, que oferecem exposições ligadas à Bíblia. Em Engenheiro Coelho, o Museu de Arqueologia Bíblica possui quase 2 mil peças em seu acervo, cobrindo 4500 anos de história com objetos arqueológicos e bíblias raras.
Quando o assunto é evento, o guia fala da Marcha para Jesus, maior evento evangélico do país, que atrai aproximadamente 2 milhões de participantes na capital, além de ser realizados em dezenas de outras cidades do estado.
Outro evento citado é o Auto de Páscoa, encenado pela Igreja da Cidade, em São José dos Campos, há mais de 20 anos, é outro destaque do guia. Esse espetáculo celebra a vida, morte e ressurreição de Jesus e já atraiu um público estimado de 584 mil espectadores ao longo dos anos.
O lançamento faz parte de uma série de ações para impulsionar o turismo religioso no estado, promovendo destinos e apoiando o desenvolvimento de novas rotas turísticas. Esse guia se soma a outras publicações da Secretaria, que já incluem roteiros religiosos Halal, Católico e de monumentos ao Cristo. Confira o material aqui!
Leia também1 Dino manda retirar de circulação livros com homofobia e misoginia
2 Gilmar vota para reduzir pena de Collor e empata julgamento
3 Juíza de sentença contra Gusttavo Lima foi tirada à força de imóvel
4 Escola troca halloween por culto: "Deus é luz e Nele não há trevas"
5 Morre o monsenhor João Clá Dias, aos 85 anos, em São Paulo