Leia também:
X Peça com sátira religiosa é cancelada em São Paulo

São Paulo tem o verão com menos chuva em 15 anos

Reservatórios de água do estado tem funcionado com capacidade abaixo da média

Gabriel Gontijo - 20/03/2018 12h50 | atualizado em 20/03/2018 14h34

Capital e interior de São Paulo sofrem com queda dos níveis de água nas represas do estado Foto: Divulgação

A cidade de São Paulo registrou o verão menos chuvoso em 15 anos. A capital paulista teve 50 dias de chuva durante a estação, o que totalizou 572,3 milímetros de precipitação – 79% da média, considerando o período entre 1961 e 2017. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar do índice preocupante, este verão apresentou as temperaturas menos quentes do que o normal. De acordo com o Inmet, a média das máximas registradas na cidade foi de 28ºC, a menor em 10 anos. A mais baixa temperatura foi registrada no dia oito de janeiro, que foi de 16,5ºC.

A baixa quantidade de chuvas não preocupa apenas os paulistanos, mas também os habitantes das demais cidades do estado de São Paulo, pois a baixa quantidade de chuvas tem causado impacto em diversas represas.

Na tarde desta segunda-feira (19) a vazão do Rio Piracicaba, o principal da região de Campinas, era de 85,8 m³/s, conforme medição do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Sais), abaixo da média histórica para março, de 126 m³/s. O Atibaia, principal responsável pelo abastecimento de Campinas, estava com 20,5 m³/s, 20% abaixo da média.

O verão termina nesta terça-feira (20). Com a chegada do outono, a previsão é de queda nas temperaturas. Mas as primeiras massas de ar polar só devem chegar ao Brasil no mês de maio.

Leia também1 Peça com sátira religiosa é cancelada em São Paulo
2 SP: Gilmar Mendes é alvo de tomates ao chegar em evento

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.