Leia também:
X Jatinho com três pessoas sofre acidente e deixa um morto

São Paulo: Expectativa de vida cai pela primeira vez desde 1940

A pandemia da Covid-19 está diretamente relacionada, de acordo com análise

Monique Mello - 20/04/2021 16h31

Enterro no Cemitério Vila Formosa, o maior da América Latina, na Zona Leste paulistana Foto: Reprodução

A expectativa de vida em São Paulo atualmente é de 75,4 anos, um ano a menos do que o que havia sido registrado em 2019, e atingindo a menor idade desde 2012, conforme informações da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

A diminuição na expectativa de vida do paulistano aconteceu devido aos altos números de mortes causadas pela pandemia do novo Coronavírus. Exceto às crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, todas as faixas etárias tiveram alta na taxa de mortalidade.

– O rápido aumento dos níveis de mortalidade, com a expansão da pandemia da Covid-19 em todo o território paulista, afetou diretamente os padrões demográficos de longevidade conquistados, resultando em retrocesso ao patamar de vida média observado sete anos atrás, entre 2012 e 2013 – informa a Seade.

A diminuição na expectativa de vida baseia-se no seguinte cálculo realizado: a quantidade de óbitos numa região e a idade média do quanto tempo uma pessoa nascida hoje viverá. No último ano, houve um aumento de 12% na mortalidade no estado de São Paulo.

A queda na expectativa de vida acontece de forma mais acentuada na população masculina: caiu de 73,3 para 72 anos. Entre as mulheres, que já tinha a idade média mais alta, reduziu de 79,4 para 78,7 anos.

O Seade também informa que o fato de a vida média masculina ter caído mais intensamente que a feminina elevou a diferença de longevidade entre os sexos, que passou de 6,1 anos em 2019, para 6,7 em 2020. Essa diferença decrescia desde 2000, quando era de 9 anos.

 

Leia também1 Além da Covid, Brasil teve 55 mil mortes por outras doenças acima do previsto
2 Maior parte da verba enviada a estados não chegou aos hospitais
3 Ciclista é autuado após tirar máscara para fumar em SP
4 Polícia Federal investiga desvio em contratos da saúde em SP
5 PGR: Governadores são cobrados sobre uso de verbas na pandemia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.