Leia também:
X Toffoli dá 90 dias para governo enviar R$ 3,5 bilhões a escolas

São Paulo confirma mais 4 novos casos da variante Ômicron

No total, a capital paulista soma 17 infecções pela variante da Covid-19

Pleno.News - 21/12/2021 17h18 | atualizado em 21/12/2021 17h28

São Paulo registra quatro caso da variante Ômicron Foto: Pixabay

A cidade de São Paulo identificou mais quatro casos da variante Ômicron na segunda-feira (20), conforme informou a Prefeitura. Agora, a capital paulista soma 17 infecções pela variante. A vigilância genômica para identificação da cepa foi feita em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os quatro novos diagnósticos são de transmissão comunitária (casos em que não é possível rastrear a origem da infecção, o que indica que o vírus circula localmente). Os pacientes negam viagens ao exterior e contatos sem sintomas.

Nenhum deles tem relação com o paciente de 67 anos, diagnosticado com a Ômicron no dia 10 de dezembro – considerado um “cluster isolado”.

Esses quatro casos se somam aos três identificados na sexta-feira (17), considerados os três primeiros casos de transmissão local pela Prefeitura.

Todos os pacientes apresentam sintomas leves e, como as amostras são de 12 dias atrás, já concluíram o período de quarentena. Eles estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde.

Prevenção
A Secretaria informou que tem intensificado as ações de monitoramento; entre elas, a aplicação, desde quinta-feira (16), de testes de antígeno em pacientes com sintomas gripais, nas unidades de saúde da capital. A medida contribui para identificar com mais agilidade os casos de Covid-19.

Ainda na quarta (15), o governo de São Paulo decidiu prorrogar a obrigatoriedade do uso de máscaras até 31 de janeiro. A decisão considerou a disseminação de novas variantes da Covid, especialmente a Ômicron, e também o aumento de casos de gripe em parte do país.

*AE

Leia também1 RJ: Comitê recomenda Carnaval sem restrições no cenário atual
2 Assessoria de Zé Neto divulga estado de saúde do sertanejo
3 Fiocruz defende a vacinação de crianças contra a Covid-19
4 Renan Calheiros é "paparicado" em jantar de Lula e Alckmin
5 Maduro sofre derrota parcial em disputa judicial contra Guaidó

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.