Leia também:
X CPI: Franco diz que imunidade de rebanho nunca foi discutida

São Paulo antecipa em 15 dias vacinação de população adulta

A meta é vacinar todos os maiores de idade até outubro

Pleno.News - 09/06/2021 13h49 | atualizado em 09/06/2021 14h24

Covid: SP planeja vacinar todos os adultos até outubro Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (9) que vai antecipar em 15 dias a vacinação de todos as pessoas acima de 18 anos e sem comorbidade no estado.

Na semana passada, o governador havia prometido imunizar a população geral até 31 de outubro, mas agora pretende aplicar ao menos a primeira dose em todo o público-alvo até 18 de outubro.

Segundo o governo, os grupos de profissionais de educação, gestantes e puérperas sem comorbidades também foram antecipados. Com as atualizações, o cronograma fica assim:

– Trabalhadores da educação básica de 45 a 46 anos: 9 de junho (80 mil pessoas);

– Gestantes e puérperas sem comorbidade acima de 18 anos: 10 de junho (400 mil);

– Pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos: 10 de junho (1 milhão);

– Trabalhadores da educação básica de 18 a 44 anos: 11 de junho (360 mil pessoas);

– Adultos sem comorbidade de 55 a 59 anos: 16 de junho (1,2 milhão).

Profissionais da Educação Básica

O governo de São Paulo antecipou a vacinação dos profissionais da Educação no estado. Até esta sexta-feira (11), os trabalhadores da Educação Básica acima de 18 anos estarão aptos a receber a vacina contra a Covid-19. Dessa forma, 100% da categoria poderá ser vacinada. Antes, a imunização do grupo estava prevista para ser concluída até 31 de julho.

Nesta quarta-feira, serão vacinados os profissionais de 45 e 46 anos, grupo que soma 80 mil pessoas. A vacina já estava disponível a outros 400 mil profissionais da Educação de São Paulo acima de 47 anos desde o dia 10 de abril. A vacinação abrange, além dos professores, todos os funcionários das escolas, como profissionais da limpeza, merendeiras, porteiros e trabalhadores administrativos.

Apesar de ter sido o primeiro estado a iniciar a vacinação dos profissionais da Educação Básica, em 10 de julho, São Paulo será um dos últimos a concluir a imunização da categoria.

Um levantamento feito pelo Estadão mostra que, em 19 capitais, a vacina contra a Covid-19 já está disponível a todos os profissionais da Educação Básica, independente da idade. Outras três imunizam o grupo por ordem decrescente de idade.

Doria e o Centro de Contingência para a Covid discutiram mais cedo se as escolas deixarão de receber apenas 35% dos alunos, como ocorre até hoje. Uma das justificativas para a ampliação seria a de que há escolas de diversos tamanhos e de que o limite de 35% seria muito baixo. Alguns prédios têm capacidade para cumprir os protocolos estabelecidos mesmo recebendo mais alunos. A flexibilização seria um pedido de movimentos pela volta às aulas, como o Escolas Abertas. Contudo, o governo não anunciou mudanças até agora.

*Estadão

Leia também1 Doria prorroga flexibilização das restrições até 30 de junho
2 Corregedor do TCU quer afastar auditor e pede apuração da PF
3 Otto é chamado de covarde por Marcos Rogério e interrompe CPI
4 Caso Eloá: Justiça de SP concede semiaberto a Lindemberg
5 Vacina da Janssen chegará ao Brasil com validade curta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.