Samarco obtém primeira licença para voltar a operar
Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais ainda analisa outras duas permissões para a mineradora
Henrique Gimenes - 11/12/2017 16h11
A Câmara de Atividades Minerárias (CMI) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad) aprovou, nesta segunda-feira (11), uma licença prévia para a mineradora Samarco voltar a atuar no Complexo de Germano, que fica entre a cidade de Mariana e Ouro Preto. O placar pela licença foi de 11 votos a 1.
Com a licença, será instalada a mina Cava de Alegria Sul no local. O Complexo de Germano é onde se localizava a barragem de Fundão, que se rompeu em novembro de 2015. O desastre ambiental arrasou distritos, o leito do Rio Doce no estado e matou 19 pessoas. Os rejeitos também atingiram o estado do Espírito Santo.
A permissão obtida pela Samarco é só a etapa inicial para o retorno das atividades. Ainda é necessário que a empresa consiga a Licença de Operação (LO) da Cava de Alegria Sul e a LOC (Licença de Operação Corretiva) do Complexo de Germano. As permissões estão sendo analisas pela Semad. A Cava de Alegria Sul deverá receber detritos quando a mineradora retomar suas operações, o que deve ocorrer de forma gradual.
Leia também1 Bandidos explodem agência em Paraty e fogem pelo mar
2 PF investiga esquema de propina entre JBS e Receita