Leia também:
X Novo estudo indica benefícios da cloroquina contra Covid-19

Salvador tinha casos suspeitos de Covid-19 desde janeiro

Primeiro teste positivo para o novo coronavírus na cidade foi confirmado no dia 13 de março

Pleno.News - 06/04/2020 15h10

Salvador tinha caso suspeito de Covid-19 desde janeiro Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

A cidade de Salvador tinha casos suspeitos do novo coronavírus desde 21 de janeiro. É o que aponta um relatório da própria secretaria municipal de Saúde.

O documento, ao qual a reportagem teve acesso, relata que, entre 21 de janeiro e 31 de março, o município notificou 2.684 casos suspeitos de Covid-19, sendo 929 descartados e 131 confirmados após exames laboratoriais. Neste domingo (5), já eram 243 casos.

O secretário municipal de Saúde, Leonardo Prates, afirma que a notificação em janeiro mostra a eficiência da vigilância epidemiológica.

– Caso suspeito não é ruim, caso suspeito é bom. Mostra que o bloqueio epidemiológico estava funcionando (…) Não necessariamente aquela pessoa tinha Covid-19. Isso é para proteger o país, não é para gerar pânico. Quer dizer que a gente se preparou – afirmou o secretário de Saúde.

Segundo o secretário, toda pessoa que se encaixava no perfil epidemiológico – vindas de um país com casos confirmados Covid-19 e que relatava sintomas de gripe – foi tratada como caso suspeito pelas autoridades sanitárias.

O primeiro teste positivo para o novo coronavírus em Salvador foi confirmado no dia 13 de março. O comitê para enfrentamento da doença foi instalado em 31 de janeiro.

Desde então, segundo a prefeitura, foram tomadas medidas de isolamento para evitar a disseminação do novo vírus e a ampliação do sistema público de saúde, com 250 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com respirador.

*Folhapress

Leia também1 Novo estudo indica benefícios da cloroquina contra Covid-19
2 OMS considera aborto como "essencial" durante pandemia
3 Grávida morre de Covid-19 e bebê é retirado com vida

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.