Leia também:
X UPE cancela evento sobre Israel após ameaça islâmica

Salles diz que incêndios em Mato Grosso são criminosos

Ministro fez sobrevoos em áreas atingidas por queimadas

Ana Luiza Menezes - 22/08/2019 00h05

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente Foto: Reprodução

Após ter feito sobrevoos nesta quarta-feira (21) em áreas atingidas por queimadas em Mato Grosso, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que os incêndios foram criminosos. O ministro negou ainda que tenha havido corte no orçamento direcionado para as ações de controle de incêndios florestais.

Salles participou de dois sobrevoos de vistoria às consequências dos incêndios no estado ao lado do governador Mauro Mendes (DEM).

A comitiva visitou o eixo das cidades de Sinop e Sorriso e depois sobrevoou o entorno do parque nacional de Chapada dos Guimarães, que recentemente enfrentou um incêndio que comprometeu 13% de sua área.

O governador e o ministro defenderam a tese de que os incêndios foram desencadeados intencionalmente.

– Existem atividades criminosas que precisam ser duramente punidas. Aqui próximo da cidade [Cuiabá] muitos focos eram claramente propositais – afirmou Salles.

Para o ministro, os incêndios na Amazônia seriam decorrentes de ações criminosas somadas a questões climáticas.

– É um clima que está mais seco, mais quente e com mais vento, o que ajuda na propagação do fogo – disse.

Mato Grosso lidera as queimadas na Amazônia com 13.682 focos de calor acumulados em todo o ano. O período proibitivo das queimadas no estado, de 15 de julho a 15 de setembro, pode ser prorrogado se não houver chuvas.

– As queimadas não são nada que não tenham acontecido dezenas e dezenas de vezes em vários anos que estou aqui em Mato Grosso – disse o governador.

Para o governador, além de uma ação criminosa, a proximidade dos focos de incêndio com as áreas urbanas teria causado grande parte dos incêndios.

– Percebemos focos de incêndio. No caminho para Chapada vemos fogo em invasões e áreas urbanas. Isso prova que é uma ação não ligada ao setor produtivo. Temos que fazer inquéritos. Os incêndios podem ter sido causados por alguém que passou na estrada e jogou uma bituca de cigarro e provocou um incêndio gigantesco. A maior parte dos incêndios aqui em Mato Grosso aconteceram próximos de rodovias – afirmou Mendes.

*Folhapress

Leia também1 UPE cancela evento sobre Israel após ameaça islâmica
2 Witzel reservou presídio para delatores do tráfico
3 Presos morrem após ingerir substância alcoólica artesanal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.