Leia também:
X CE: Cantor de forró morre em acidente de carro após show

Saiba como ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia

Diversas prefeituras e outras entidades estão se mobilizando em várias campanhas de arrecadação

Paulo Moura - 27/12/2021 10h59 | atualizado em 28/12/2021 16h50

Chuvas têm causado estragos na Bahia, nas últimas semanas Foto: PR/Isac Nóbrega

As prefeituras de cidades na Bahia que foram afetadas pelas fortes chuvas das últimas semanas decidiram iniciar campanhas de arrecadação em prol das famílias atingidas pelas tempestades. Nas redes sociais, as administrações das cidades de Mutuípe, Itambé, Itabuna, Jequié e Santa Cruz da Vitória compartilharam formas de ajudar os mais afetados pelos temporais.

Em Mutuípe, a prefeitura criou uma campanha para arrecadar alimentos, colchões, roupas e cobertores. As doações poderão ser realizadas na escola Lídio Santos, no Centro da cidade. O local escolhido para receber os donativos também está sendo usado para acolher a população desabrigada. Com as chuvas, o município também está sofrendo com a falta de abastecimento de água.

Campanha da Prefeitura de Mutuípe Foto: Reprodução/Instagram

Em Itambé, a prefeitura divulgou locais onde as doações serão recolhidas, além de contas bancárias e chave PIX para que os interessados possam fazer transferências. Além de contar com quatro pontos na própria cidade, Itambé também possui um local de arrecadação na vizinha Vitória da Conquista.

Arrecadação em Itambé Foto: Reprodução/Instagram

Já na cidade de Itabuna, a prefeitura local iniciou uma campanha chamada Itabuna Solidária e disponibilizou duas formas de transferência de recursos para os afetados pelas chuvas: a primeira, por meio de dados da conta corrente da Defesa Civil da cidade; a segunda através das chaves PIX da mesma instituição.

Arrecadação em Itabuna Foto: Reprodução/Instagram

Em Jequié, no sudoeste da Bahia, onde muitas famílias ficaram desabrigadas, a prefeitura estimulou as doações de cobertores, colchões, roupas, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e água mineral. No município, os interessados podem ir até a Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, no Centro da cidade. Além disso, uma chave PIX foi disponibilizada para repasses.

Arrecadação em Jequié Foto: Reprodução/Instagram

A Prefeitura de Santa Cruz da Vitória, que fica a 508 quilômetros da capital Salvador, pediu, nas redes sociais, doações de mantimentos, colchões e lençóis. Para receber os donativos, a gestão municipal divulgou uma linha telefônica para contato, que é o (73) 98138-4083.

Arrecadação em Santa Cruz da Vitória Foto: Reprodução/Instagram

Além das prefeituras, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também iniciou uma campanha, por todo o estado, de arrecadação de donativos para distribuição para os afetados pelas chuvas. Nas redes sociais, a corporação informou que as doações serão recolhidas em todos os quartéis.

Arrecadação do Corpo de Bombeiros da Bahia Foto: Reprodução/Instagram

A seccional da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) também tem se mobilizado em arrecadações para as vítimas das chuvas. Alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene e limpeza devem ser entregues na sede do órgão, que fica Rua Portão da Piedade, número 16, no bairro dos Barris, em Salvador, a partir desta segunda-feira (27).

Arrecadação da OAB Bahia Foto: Reprodução/Instagram

Leia também1 Por causa das chuvas, cidades da BA e MG têm vale-gás antecipado
2 Bahia decreta emergência para mais 47 municípios
3 Bahia: Ministro da Cidadania visita áreas afetadas por chuvas
4 Whindersson vai leiloar bens em prol das vítimas de chuvas na BA
5 Enchentes: Sul da Bahia tem 4,2 mil desabrigados por chuvas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.