Leia também:
X Lira defende criação de fundo emergencial para catástrofes

Rui: Cidades na Bahia perderam 100% das vacinas em enchente

Governador destacou a urgência da reposição dos materiais

Thamirys Andrade - 28/12/2021 17h11 | atualizado em 28/12/2021 17h37

Fotos mostram casas destruídas por inundações em Itambé, na Bahia Foto: EFE/Felipe Iruatã

Nesta terça-feira (28), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), comunicou que diversas cidades do sul do estado perderam todas as vacinas e medicações em razão das enchentes que atingem a região.

– Em alguns locais, 100% de todo o medicamento e de todas as vacinas foram perdidos, porque algumas secretarias municipais de Saúde e os depósitos de medicamentos ficaram embaixo d’água completamente. É o caso de Jucuruçu e [de] outras cidades – explicou Castro, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

O governador destacou a urgência da reposição dos materiais e afirmou que a Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) está monitorando a situação.

– Ontem [segunda, 27], eu fui a Itororó, e o térreo da prefeitura ficou completamente alagado, inclusive um posto de saúde perdeu todas as vacinas. Nesse momento, é repor o mais rápido possível medicamentos, vacinas e material para a atenção médica – acrescentou.

Em meio a duas epidemias, a de Covid-19 e a de Influenza, Rui Castro também alertou para doenças causadas por enchentes e alagamentos, pedindo cuidados por parte da população.

– Eu não sou especialista. Não sei os nomes de todas as endemias. Mas algumas aparecem, como a doença provocada pelo xixi do rato, pelas fezes do rato, que, nesse momento de enchente, isso se dissemina na água. Então é preciso todo o cuidado das pessoas para não ingerir, em hipótese alguma, essa água de enchente. Algumas pessoas que diretamente se envolveram no resgate de outras pessoas, algumas pessoas que estavam saindo de suas casas, eventualmente podem ter ingerido alguma quantidade dessa água, então estamos reforçando o abastecimento de medicamentos para essas cidades – assinalou.

Leia também1 Bombeiros alertam: Barragens na Bahia estão em nível crítico
2 BA: Rui Costa 'reclama' de pouca verba liberada por Bolsonaro
3 Chuva na Bahia: Bolsonaro envia comitiva de ministros à região
4 Chuvas: Bolsonaro assina MP de R$ 200 milhões para rodovias
5 Saiba como ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.