Rompimento em barragem retira 2 mil pessoas de casa
Tubulação se rompeu em trecho inaugurado da Transposição do São Francisco
Pleno.News - 22/08/2020 18h47 | atualizado em 22/08/2020 18h50

Duas mil pessoas deixaram as suas casas neste sábado (22) em Jati, no Ceará, após o rompimento da tubulação de uma barragem do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.
O trecho em que ocorreu o rompimento foi inaugurado no dia 26 de junho. Mas o incidente aconteceu um dia depois da abertura de uma comporta que leva água de Jati para o sistema de abastecimento chamado Cinturão das Águas do Ceará. O rompimento ocorreu pela forte pressão das águas.
O Ministério do Desenvolvimento Regional emitiu uma nota informando que não há feridos e que todas as famílias do entorno foram evacuadas preventiva e temporariamente de seus lares. Além disso, nesta manhã o ministro da pasta foi até o local acompanhado de outros integrantes do governo e do governador do Ceará para analisar a situação.

Ainda segundo a pasta, o rompimento da tubulação não colocou em risco a estrutura da barragem. O comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Eduardo Holanda, reafirma.
– Nesse momento a gente já pode passar para a população que a situação está sob controle e que não há risco eminente. A gente vai avaliar ainda a necessidade de retirada daquela comunidade mais próxima à barragem mas sob um caráter absolutamente preventivo. Não tem uma situação crítica no que se refere à segurança do equipamento – tranquilizou.
Leia também1 Buscas em Brumadinho retornam no dia 27 de agosto
2 Homem destrói homenagem para vítimas de Brumadinho
3 Por inauguração, web destaca: "Parabéns, presidente"
4 PE: Barragem tem dano, escoa água e causa enxurradas
5 Vítima de Brumadinho terá indenização de R$ 5 milhões