RJ: Saiba onde se vacinar contra a gripe neste sábado
Mais de 500 unidades estarão disponíveis para atender a população
Ana Luiza Menezes - 11/05/2018 21h09 | atualizado em 12/05/2018 11h53

Como parte do dia D da campanha de vacinação contra a gripe, que acontece neste sábado (12), serão aplicadas vacinas em 536 clínicas da família e centros municipais da saúde no Rio de Janeiro. O horário de atendimento é de 8h às 17h.
De acordo com Alexandre Chieppe, médico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado, todas as unidades estão preparadas para imunizar as pessoas que procurarem os postos.
– É uma vacina de aplicação mais simples que a febre amarela, por exemplo. A capacidade dos postos de vacinar é muito maior. Não precisa diluir, não precisa fracionar — explica Chieppe.
Na campanha, apenas crianças de seis meses até cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos, e gestantes de até 45 dias após o parto poderão se vacinar. O grupo prioritário da campanha também inclui profissionais da área de saúde, professores das redes pública e privada, presos e jovens de 12 a 21 anos envolvidos em programas socioeducativos, além de agentes penitenciários e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou de HIV e doenças autoimunes.
O dia de vacinação será realizado em todo o país. A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.
No Rio, a meta é vacinar 90% do público, que equivale a cerca de 1,5 milhão de pessoas.
— É importante que os pais levem caderneta de vacinação das crianças. Precisamos registrar, pois a criança que está indo pela primeira vez tem que receber duas doses, temos que agendar o dia do retorno. É uma oportunidade, também, de rever se há alguma vacina faltando — recomenda Cristina Lemos, superintendente de vigilância em saúde do município.
Na capital do Estado, além das clínicas e dos centros de saúde, postos de vacinação móveis estarão espalhados por diversos pontos.
A Secretaria municipal de Saúde disponibiliza o site Onde ser Atendido para que os interessados possam localizar a unidade de saúde mais próxima. Clique aqui para ter acesso à página.
Também é possível ter informações por meio do telefone 1746.
A dose da vacina contra a gripe tem validade anual por conta das variações que o vírus sofre.
Leia também1 Polícia acha três toneladas de produtos falsificados
2 Justiça decreta prisão de agressores de manifestante