Leia também:
X BA: Polícia Civil suspeita de execução do cantor Netto Paz

RJ: Presidente da Alerj apoia armar guardas de Niterói

Assembleia realizou audiência pública e deputados estaduais expressaram pareceres

Camille Dornelles - 27/10/2017 14h43 | atualizado em 27/10/2017 14h44

Guarda Municipal de Niterói é desarmada atualmente Foto: Prefeitura de Niterói

Com a expectativa da consulta pública, no próximo domingo (29), sobre o uso de armas de fogo por guardas na cidade de Niterói (RJ), A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma audiência na quinta-feira (26) para ouvir pareceres.

O presidente da Casa, deputado estadual Bruno Dauaire (PR), se mostrou favorável ao armamento da Guarda Municipal, mas disse que só vai saber se vai ocorrer de fato através de consulta popular.

– Niterói está apenas implantando algo já previso no Estatuto das Guardas e na legislação federal. Precisamos esclarecer que nada está sendo inventado, a lei que permite o armamento desses agentes já foi sancionada – declarou o deputado.

Outro parlamentar que apoiou a medida foi Flávio Bolsonaro (PSC) e declarou ser “um grande avanço” a decisão da prefeitura de Niterói de fazer a consulta pública sobre o assunto.

Contrários também se manifestaram na ocasião. O deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), representante da Frente Pelo Não Armamento da Guarda, apontou que armas os agentes os coloca em uma posição que não é a original, de prevenção e patrulhamento.

– Se partilha, cada vez mais, um desvio de função na atuação das guardas municipais, fazendo com que estas cumpram papéis na área de segurança pública, o que, constitucionalmente, não é sua tarefa – acusou.

O plebiscito sobre segurança acontece de 8h a 17h no domingo em 46 locais espalhados pela cidade. É preciso levar o título de eleitor para poder participar da votação.

LEIA TAMBÉM
+ Niterói, RJ, divulga locais para plebiscito sobre segurança
+ Ex-governador do Rio irá para presídio no Mato Grosso do Sul
+ Comandante de Batalhão da PM morre em ataque no Rio

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.