RJ: Prefeitura critica censura da Globo a Crivella na Bienal
Poder municipal diz que houve manipulação dos fatos na cobertura do evento
Paulo Moura - 09/09/2019 08h16 | atualizado em 09/09/2019 08h39

A Prefeitura do Rio de Janeiro criticou a cobertura feita pela Rede Globo, nos eventos relativos à determinação do prefeito Marcelo Crivella de retirar de circulação uma HQ que continha conteúdo homossexual, à venda na Bienal do Livro. O poder municipal se manifestou em nota divulgada na noite deste domingo (8).
De acordo com a prefeitura, o poder público recebeu denúncias de que na Bienal estavam sendo vendidos livros infantojuvenis de maneira indevida. E que, ao receber a reclamação, o município cumpriu seu papel de advertir que o conteúdo precisava ser comercializado com embalagem lacrada, como descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Não é censura nem homofobia como muitos pensam. A questão envolvendo os gibis na Bienal tem um objetivo bem claro: cumprir o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Queremos, apenas, preservar nossas crianças, lutar em defesa das famílias brasileiras e cumprir a Lei. pic.twitter.com/CsWte3nsLG
— Marcelo Crivella (@MCrivella) September 8, 2019
No entanto, segundo a prefeitura, a Globo classificou o ato como censura, ao mesmo tempo em que se negou a divulgar um vídeo em que o prefeito explicou as razões para que determinasse a fiscalização do evento.
– A Rede Globo se negou a exibir no Programa Fantástico deste domingo (8) o vídeo feito pelo prefeito explicando os motivos que levaram à ação na Bienal. Também não solicitou entrevista com o prefeito sobre o tema. Veiculou, no entanto, as críticas dos que não aprovaram a medida. Isso, sim, é censura – afirmou a nota.
O executivo municipal encerrou a nota dizendo que a decisão da emissora viola os próprios princípios editoriais da empresa, que é o de ouvir todas as partes, e deixou um questionamento.
– Mais uma vez, a Rede Globo negou o direito ao contraditório, impondo aos telespectadores sua versão dos fatos. O que a Globo quer com isso, além de manipular a opinião pública? – encerrou.
Leia também1 Prefeitura do Rio de Janeiro se manifesta após decisão do STF
2 Visitantes da Bienal apoiam decisão de Crivella sobre HQ
3 Toffoli suspende decisão que permitia apreensão na Bienal