Leia também:
X Juízes do caso Lula relatam ameaças e pedem segurança

RJ: Morre jovem que fez campanha para receber fígado

Luiz Fernando Rodrigues tinha 17 anos e estava com hepatite severa. Médicos suspeitam de febre amarela

Gabriela Doria - 15/01/2018 17h04 | atualizado em 15/01/2018 17h26

Teve morte cerebral, na manhã desta segunda-feira (15), o jovem Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos, que ficou conhecido nacionalmente por fazer uma campanha de transplante para receber um fígado. Luiz Fernando estava com uma hepatite severa e, embora tivesse conseguido um doador neste domingo (14), teve hemorragia cerebral cinco horas antes de receber o órgão. Os médicos suspeitam que a falha no fígado tenha sido causada por febre amarela. Luiz Fernando morava em Miguel Pereira, no sul fluminense, mas estava internado no Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Luiz Fernando tinha 17 anos e teve hemorragia cerebral Foto: Reprodução Facebook

Em nota, o hospital lamentou a morte do adolescente e afirmou que “dedicou todos os esforços possíveis e tecnologias disponíveis” para salvar Luiz.

– Infelizmente, na madrugada desta segunda-feira (15), o quadro do paciente se agravou e Luiz Fernando teve sangramento cerebral, o que causou um dano irreversível e o impossibilita de receber um novo fígado através de um transplante – declarou o Dr. Eduardo Fernandes, chefe da equipe de transplante hepático do hospital.

Luiz Fernando ficou conhecido nacionalmente por criar uma campanha em busca de um doador de fígado e os internautas estavam subindo a hashtag #umfigadoparaoluiz. Luiz deu entrada no hospital carioca na última sexta-feira (12), com suspeita de febre amarela. O quadro logo evoluiu para uma hepatite fulminante, colocando o jovem em primeiro lugar na lista nacional de transplante de fígado.

Ainda na noite deste domingo (14), um jatinho da Força Aérea Brasileira seguiu para Campo Grande, no Mato Grosso, onde um órgão estava disponível. A cirurgia de transplante estava agenda para 7h30 desta segunda-feira, mas Luiz não resistiu e teve hemorragia cerebral, constatada às 2h30.

Se a causa da morte for confirmada por decorrência da febre amarela, será o segundo caso neste ano. A primeira vítima morreu semana passada, em Teresópolis, Região Serrana do estado do Rio.

Leia também1 RJ confirma primeira morte por febre amarela este ano
2 Vacina contra Febre amarela será fracionada na BA, RJ e SP
3 Prefeitura do Rio divulga orientações sobre Hepatite A

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.