Leia também:
X Exército prende 5 militares da Venezuela em terra indígena

RJ: Ministério da Saúde libera 125 leitos durante o réveillon

Medida pontual vai ajudar na crise de atendimento nos hospitais da cidade

Rafael Ramos - 28/12/2019 08h39

Fim de ano no Rio de Janeiro terá mais leitos disponíveis Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Cerca de 80 leitos serão liberados durante o período de réveillon em hospitais federais para ajudar o sistema municipal do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde como forma de reduzir a crise de atendimento e falta de insumos na cidade.

Também serão disponibilizados 45 leitos estaduais. O representante do Ministério no Rio de Janeiro, Marcelo Lamberti, explicou que a ajuda é somente para o período das festas de fim de ano, quando a cidade fica repleta de turistas, que sobrecarregam o sistema público de saúde.

– Nós fizemos a liberação de leitos, junto à central de regulação, dos seis hospitais federais, para que estejam em unidades pré-hospitalares ou hospitais que estejam com uma lotação maior e necessitem de leitos de retaguarda. Pactuamos 80 internações. Foi pactuado desde o dia 21 até depois do réveillon e no período de carnaval.

A decisão foi tomada durante reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao lado de representantes da área da saúde do município e do estado e dos deputados Jandira Feghali (PCdoB), Chico D’Ângelo (PDT), Benedita da Silva (PT) e Pedro Paulo (DEM).

A transferência da segunda parcela de R$ 76 milhões da ajuda emergencial para o setor de saúde do município do Rio de Janeiro foi antecipada. No dia 9 de janeiro haverá nova reunião para tratar do assunto.

Leia também1 Toffoli determina repasse de recursos de fundo a estados
2 Covas tem alta após quinta sessão de quimioterapia
3 Asa Branca é internado em UTI de hospital em São Paulo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.