Leia também:
X Bolsonaro visita general Villas Bôas, que sofre de ELA

RJ: Frotas de ônibus terão ar-condicionado até setembro

75% dos ônibus da cidade estão climatizados

Rafael Ramos - 19/01/2020 17h46

Todos os ônibus do Rio de Janeiro estarão climatizados até setembro Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro determinou uma data limite no dia 30 de setembro para que o município e as empresas de ônibus garantam que toda a frota da cidade tenha ar-condicionado. A meta faz parte do Planejamento Estratégico 2013/2016, apresentado pelo então prefeito Eduardo Paes em 2012.

As empresas terão que substituir cerca de um quarto de sua frota. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, 75% dos ônibus da cidade estão climatizados, sendo 614 ônibus executivos (os chamados frescões) e 4.008 ônibus comuns com ar-condicionado.

O Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro afirma que já conta com 80% da frota climatizada. O Rio Ônibus acrescenta, em nota, que o reajuste anual da tarifa é fundamental para o cumprimento do acordo de climatização.

– Vale lembrar que a cidade do Rio de Janeiro tem a tarifa mais baixa entre as principais capitais do país, metrópoles que já reajustaram o valor das respectivas passagens para manter a saúde econômico-financeira das empresas e o investimento em melhorias para o setor. Desde 1º de janeiro, é cobrada a tarifa já reajustada de R$ 4,40, sendo que a cidade tem apenas 31% da frota climatizada – disse o sindicato, que usa São Paulo como exemplo

Não há previsão para o reajuste das tarifas. Atualmente, a passagem de ônibus no Rio de Janeiro é de R$ 4,05. O último reajuste foi em janeiro de 2019.

Leia também1 Brasileira fica em 3º no Miss Global, após barraco no palco
2 88% apoiam demissão de maus servidores públicos
3 RJ: Esgoto irregular afeta afluentes do rio Guandu

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.