Leia também:
X Carteira de Trabalho Digital: Aprenda como usar

RJ: Fenômeno parecido com tornado aparece em cidade

Moradores da Região dos Lagos ficaram assustados até perceberem que era uma tromba-d'água

Ana Luiza Menezes - 24/04/2019 17h41 | atualizado em 24/04/2019 17h54

Tromba-d’água assustou moradores da Região dos Lagos Foto: Reprodução/ Rede Globo

Na terça-feira (23), moradores de uma área entre Araruama e Silva Jardim, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foram surpreendidos por um fenômeno que parecia um tornado. Algumas pessoas chegaram a filmar o que era, na verdade, uma tromba-d’água, que se formou na Lagoa de Juturnaíba.

A intensidade dos ventos sobre a água assustou as pessoas. Entretanto, ao portal G1, o meteorologista Wanderson Luiz Silva explicou que as trombas-d’água são formadas por nuvens de tempestade conhecidas como cumulunimbus. Segundo ele, elas aparecem com uma forte variação vertical da velocidade do vento.

Já os tornados também têm origem em grandes nuvens, mas estas são chamadas de supercélulas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), tornados são formados por uma queda súbita na pressão, o que faz com que o ar passe a girar ao redor dos pontos onde a pressão é inferior. Devido à intensa rotação, ocorre a formação de um cone que descende das nuvens e toca o solo. As trombas-d’água são como tornados formados sobre represas, lagos, baías, mares ou oceanos.

Segundo o Cemaden, os estados com maiores riscos de ocorrência de tornados e trombas-d’água são Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Leia também1 SP: Bispo Macedo se reúne com lideranças evangélicas
2 SP: Menina foi morta por causa de um prato de comida

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.