Leia também:
X Em Brasília, Mourão passa por procedimento ortopédico

RJ: Crivella anuncia medidas para reduzir danos da chuva

Está previsto temporal para este domingo

Ana Luiza Menezes - 14/04/2019 18h00 | atualizado em 15/04/2019 15h21

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

Neste domingo (14), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou medidas preventivas para reduzir danos da chuva prevista para a cidade. Segundo um comunicado da prefeitura, 4 mil homens estão de plantão e 87 escolas serão abertas para receber a população em risco.

A medida faz parte das mudanças no plano de ação para chuvas. O informe revelou que é esperada forte chuva, acompanhada de raios e rajadas de vento.

Entre as ações está o fechamento de vias com risco maior de deslizamento. Equipes já estão posicionadas para fechar, se necessário, as seguintes vias da cidade: Avenida Niemeyer, Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Alto da Boa Vista, mergulhão da Barrinha, Estrada da Barra da Tijuca (entre as pontes “velha” e “nova”), Rua Jardim Botânico e mergulhão Billy Blanco (perto do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca).

Também há equipes de prontidão para o caso de ser preciso uma operação de emergência com abertura de comportas da região do Jardim de Alah, Rua Visconde de Albuquerque, General Garzón e em Botafogo, próximo à praia. Todos os órgãos da prefeitura estão de prontidão.

Equipes da Defesa Civil, CET-Rio, Geo-Rio, Conservação, Rio Águas e Comlurb estarão de plantão em pontos da cidade onde houver maior risco de danos causados por inundações e deslizamentos. O Centro de Operações Rio é responsável pelo monitoramento da chuva em tempo real, acionando e integrando equipes dos diversos órgãos da prefeitura e informando a população sobre ocorrências relacionadas à chuva.

PREVISÃO DO TEMPO
O Alerta Rio informou que ventos em altos níveis manterão o tempo instável na cidade do Rio neste domingo.

Há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, podendo ser muito forte em curto período de tempo e em pontos isolados, com rajadas de vento e raios. Os ventos ficarão com intensidade moderada, ocasionalmente forte. A temperatura máxima prevista é de 30°C.

DEFESA CIVIL
Técnicos e engenheiros da Defesa Civil municipal permanecem em esquema de prontidão para atender emergências.

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes tem 83 pluviômetros, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos definidas pela Geo-Rio. Ainda conta com a participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente os moradores.

Sirenes são acionadas pela Defesa Civil municipal após monitoramento e avaliação dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no Centro de Operações Rio (COR), onde profissionais da DCRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia.

Leia também1 MG: Avião cai em rua de Belo Horizonte e causa morte
2 Prefeitura do RJ alerta para chuvas fortes neste domingo
3 Mulher e criança são retirados de escombros em Muzema (RJ)

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.