RJ: Cedae desligará Guandu para instalar bomba contra geosmina
Há risco de faltar água na Região Metropolitana do estado
Thamirys Andrade - 06/04/2021 13h45 | atualizado em 06/04/2021 15h10
A Estação de Tratamento do Guandu, no Rio de Janeiro, será desligada às 19h desta terça-feira (6), a fim de ser realizada uma nova tentativa de redução do índice de geosmina na água.
A Cedae instalará uma bomba na lagoa de captação. O processo deve levar 12 horas e pode oferecer risco de falta de água em municípios da Região Metropolitana. Em alguns bairros, o abastecimento só deve voltar ao normal na sexta-feira (9).
A geosmina é um composto orgânico produzido por uma bactéria presente no solo que provoca cheiro e gosto de terra na água encanada. Amostras no ponto de captação do Grande Rio apontaram um recente aumento na concentração da substância na água, mas a Cedae parou de divulgar novos boletins há duas semanas.
A bomba a ser instalada não solucionará o problema, mas deve diminuir a quantidade do microcomposto na água. A Cedae busca uma nova intervenção, que depende de uma licitação para ser executada.
O Guandu abastece Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Itaguaí, Queimados e Rio de Janeiro.
Leia também1 Justiça do Rio derruba liminar e libera volta às aulas presenciais
2 Ladrão furta 50 doses de vacina em posto de saúde no Rio
3 Promotor de Justiça de BH é preso suspeito de matar a esposa
4 Dr. Jairinho foi denunciado por agressão em 2019
5 Glenn Greenwald conta que foi feito refém em fazenda invadida