Leia também:
X STF: Gilmar absolve mulher que tentou furtar suco de laranja

Rio tem ruas vazias em primeira noite de ‘toque de recolher’

O decreto municipal prevê o fechamento de bares e restaurantes a partir das 17h

Pleno.News - 06/03/2021 12h06 | atualizado em 06/03/2021 13h34

Maioria de bares fechados no RJ em primeira noite de restrições
Maioria de bares fechados no RJ em primeira noite de restrições Foto: Reprodução

Na noite desta sexta-feira (5), a primeira em que bares e restaurantes do município do Rio de Janeiro deveriam fechar às 20h, por ordem da prefeitura, como medida para evitar aglomerações e combater a disseminação do coronavírus, a maioria dos estabelecimentos seguiu a norma.

De acordo com o Estadão, entre 20h e 22h, de 48 bares ou restaurantes visitados nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon (zona sul), Tijuca, Grajaú, Praça da Bandeira (zona norte) e Lapa (centro), apenas dois estavam abertos e recebendo clientes: um na avenida Atlântica, em Copacabana, e outro na Praça da Bandeira. Oito estavam funcionando, mas sem público no local e 38 estavam fechados.

O decreto municipal previa o fechamento a partir das 17h, mas a seccional carioca da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) conseguiu uma ordem judicial provisória autorizando que esses estabelecimentos funcionassem até as 20h. A prefeitura vai recorrer, mas por enquanto o que vale é esse horário das 20h.

Às 21h, a rua Dias Ferreira, que a essa hora, especialmente às sextas-feiras e sábados, fica completamente tomada pelos frequentadores de bares e pessoas que bebem drinques na rua mesmo, nesta sexta-feira(5) estava praticamente vazia. A mesma situação foi flagrada pela reportagem na avenida Mem de Sá, na Lapa, outro ponto tradicional de concentração de boêmios no Rio.

Outra regra que começou a vigorar nesta sexta-feira (5), a proibição da reunião de grupos de pessoas pelas ruas a partir das 23h, não foi cumprida pelo menos na zona sul do Rio. Havia concentrações de pessoas, conversando nas ruas, em Copacabana e Ipanema.

*Estadão

Leia também1 STF dá aval para governadores continuarem com lockdown
2 Reação! Bolsonaro criará projeto para ampliar atividade essencial
3 Cidade "escapa" de lockdown de Doria com aval da Justiça
4 RS dará multa de até R$ 1,5 mi a quem descumprir lockdown
5 Cidades do interior de SP tentam evitar fase vermelha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.