Leia também:
X Hasselmann ataca Eduardo: “Não consegue nada sozinho”

Rio: Obras do BRT Transbrasil só terminam em dezembro

Congestionamentos diários afetam população e Comissão informou que não haverá mudanças em alguns acessos da cidade

Rafael Ramos - 18/10/2019 13h23 | atualizado em 18/10/2019 13h34

Obras do BRT Transbrasil estão previstas para encerrar em dezembro Foto: Reprodução

Uma audiência pública da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada em setembro, em conjunto com a Comissão Especial da Região Metropolitana, no Palácio Tiradentes, determinou que 15 mil veículos vão deixar de usar o trecho do Caju para acessar a Linha Vermelha após a conclusão das obras de ligação entre a Ponte Rio-Niterói e a Linha Vermelha no fim deste ano. O presidente da Comissão Especial da Região Metropolitana, Waldeck Carneiro (PT), afirmou que a audiência definiu os papéis entre os órgãos do poder público envolvidos nas obras.

– Foi uma audiência muito importante por colocar em diálogo instituições e municípios que devem dialogar sobre uma obra que embora aconteça nos limites territoriais, que é o caso do BRT Transbrasil, impacta para muito além da cidade. E o que me chama a atenção é que há municípios que ainda desconhecem o plano operacional da obra do BRT que os afeta. Portanto, a audiência contribuiu para dirimir algumas dúvidas e para realçar a importância de que esses municípios sentem e dialoguem. Daí, o papel do governo do estado na implementação efetiva da instância executiva da Região Metropolitana – afirmou Waldeck.

Acesso à Roda Gigante Rio Star não sofrerá alterações Foto: Reprodução

Acerca das obras do BRT, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação informou em nota que “o prazo de conclusão do trajeto entre o bairro de Deodoro e a Rodoviária Novo Rio é dezembro deste ano”. Entretanto, a Secretaria Municipal de Transportes informa que a linha pode ter uma circulação parcial a partir do segundo semestre de 2020.

– Necessitamos de um modelo de plano operacional entre município e estado, e a decisão que vai ser dada na Avenida Brasil tem que ser de interesse de todos. Não é uma decisão municipal apenas, e a prefeitura entendeu que é necessária uma ação de cooperação antes de ter uma definição, porque o BRT tem sistema de portas diferentes e o desembarque é feito pelo lado esquerdo – explicou 0 secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho.

O trecho do BRT na altura da Linha Vermelha não afetará o tráfego na região assim como os acessos ao Memorial Rio e à Roda Gigante Rio Star, localizada na Avenida Rodrigues Alves. Um viaduto entre o Caju e a Rodoviária Novo Rio está em construção e será exclusivo para os ônibus do BRT.

Leia também1 Witzel quer acionar Conselho de Segurança da ONU
2 Witzel: "Rio de Janeiro é a 2ª cidade mais segura do Brasil"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.