Leia também:
X ICMS dos combustíveis: Confira quais deputados votaram contra

Rio Grande do Sul enfrenta forte surto de doença diarreica aguda

Ao menos 2 mil pessoas, em 25 cidades gaúchas, já foram afetadas pela doença

Paulo Moura - 14/10/2021 09h01 | atualizado em 14/10/2021 09h22

Doença diarreica tem atingido moradores do Rio Grande do Sul Foto: Pixabay

Ao menos duas mil pessoas, em 25 cidades do estado do Rio Grande do Sul, já foram contaminadas pelo surto de doença diarreica aguda (DDA) que atinge a unidade da federação. Por conta do fato, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta na última sexta-feira (8) sobre os casos que se espalham pelo estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença diarreica aguda é uma síndrome que pode ser causada por bactérias, vírus e parasitas. O contágio ocorre principalmente via oral, por meio do consumo de alimentos ou água contaminados.

A doença pode ser infecciosa ou não infecciosa. Para a saúde pública, a que exige maior atenção é a infecciosa, pois pode ser transmitida. Foi exatamente esse tipo que acometeu os moradores do estado da Região Sul. O agente causador é um norovírus.

– A contaminação geralmente é pela água e, em alguns casos, pela comida. É uma doença grave e que exige cuidado médico imediato. Há a estimativa de que cerca de dois milhões de pessoas no mundo morram por causa dela – explica o médico epidemiologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Petry.

Entre os sintomas da doença, há a prevalência sobretudo da diarreia, que pode ou não ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre. Ela pode provocar desnutrição e desidratação intensas e, se não for tratada, levar à morte, razão pela qual o atendimento médico deve ser procurado logo após a manifestação dos primeiros sinais da doença.

Como forma de prevenção, os especialistas orientam que a população consuma água somente de fontes seguras, que tenham processo de desinfecção por cloro ou outra tecnologia. Também sinaliza que é importante fazer a limpeza de caixas d’água com regularidade.

Leia também1 ICMS dos combustíveis: Confira quais deputados votaram contra
2 Incêndio em prédio em Taiwan deixa 46 mortos e 41 feridos
3 ONU faz 'vista grossa' e não deve enviar missão eleitoral à Venezuela
4 Superman dos anos 90 reprova versão bissexual do herói
5 Guedes rebate previsão do PIB do Brasil: 'O FMI vai errar de novo'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.