Leia também:
X Deputados pedem Joice fora da comunicação da Câmara

Rio de Janeiro inicia 2ª fase de reabertura da economia

Shoppings populares, escritórios, lanchonetes, bares e quiosques poderão reabrir

Rafael Ramos - 17/06/2020 11h28 | atualizado em 17/06/2020 11h34

Segunda fase da flexibilização tem início no Rio de Janeiro Foto: Agência Brasi/lTomaz Silva

O Rio de Janeiro deu início à segunda fase da reabertura das atividades econômicas nesta quarta-feira (17). Depois de permitir o funcionamento do Mercadão de Madureira no dia anterior, agora os shoppings populares também poderão reabrir seguindo todos os parâmetros de controle sanitário e distanciamento entre os clientes.

A reabertura gradual foi autorizada pela Prefeitura com base em índices como números de óbitos e quantidade de leitos disponíveis na rede pública de saúde. O prefeito Marcelo Crivella também autorizou as partidas de futebol sem a presença de público e deve anunciar mais detalhes sobre a retomada do Campeonato Carioca de Futebol.

Lanchonetes, bares, restaurantes, quiosques e cafés podem funcionar com entregas e retiradas. Os ambulantes também estão autorizados, mas fora da faixa de areia, calçadões da orla, praças e parques. Já as feiras de arte e artesanato permanecem proibidas.

A segunda fase da flexibilização também permite a retomada de escritórios de prestadores de serviços como contabilidade, publicidade, advocacia, tecnologia de informação, informática, comunicação, administração, imobiliária e aluguel de veículos, máquinas e equipamentos. Já consultórios e clínicas médicas e odontológicas, fisioterapeutas, clínica de imagem e congêneres podem funcionar com restrições. O mesmo vale hotéis e hostels, mas os pontos turísticos permanecem fechados.

Lojas de rua, em locais como o de comércio popular como o Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), no centro do Rio de Janeiro, só devem voltar a abrir na terceira fase, programada para o dia 2 de julho. Atividades em academias de ginástica e salões de beleza também só ocorrerão na próxima etapa, podendo ser antecipado caso as curvas de contágio e número de óbitos diminuam. Escolas permanecem fechadas.

Por meio de decreto, as linhas de ônibus convencionais e do BRT voltam a operar com 100% da frota a partir desta quarta, mas a redução da lotação de passageiros nos carros, a higienização dos veículos e o uso de máscara pelo motorista devem ser mantidos.

Leia também1 Curva de mortes pela Covid-19 no Brasil está estabilizada
2 Sup. da Saúde do RJ é preso por fraude com respiradores
3 Crivella dá aval para volta do futebol com portões fechados
4 Empresas devem fornecer kits para proteção de entregadores
5 Número de curados da Covid-19 no Brasil passa de 400 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.