Rio adia início do ‘passaporte da vacina’ para 15 de setembro
Medida passaria a valer nesta quarta-feira (1º)
Monique Mello - 31/08/2021 18h33 | atualizado em 31/08/2021 18h35

A Prefeitura do Rio decidiu adiar em 15 dias a obrigatoriedade de comprovação de vacina contra a Covid-19 para entrada em estabelecimentos coletivos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o motivo é “a instabilidade do ConecteSUS para retirada dos certificados de vacinação”.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Rio na sexta-feira passada (27), e passaria a valer a partir desta quarta-feira (1º). O adiamento da exigência do documento deverá beneficiar cerca de 500 mil pessoas, entre as que deixaram de receber a primeira dose e as que estão com a segunda aplicação atrasada.
A comprovação de vacinação será exigida em cinemas, academias, estádios, atrações turísticas, museus e outros lugares de uso coletivo.
– A Prefeitura do Rio adia para o dia 15 de setembro o início da verificação da situação vacinal para entrada em estabelecimentos fechados. Nesse período, entre os dias 1º e 14 de setembro, será realizada uma série de ações educativas com o setor regulado e essa cobrança pode ser iniciada por cada setor que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação – informou a Secretaria Municipal, em nota.
Leia também1 Morre o Pr. Drummond Lacerda, da Igreja da Lagoinha, de Covid
2 Músico Eric Clapton lança canção que seria antivacina
3 Pesquisadores identificam mais uma variante do coronavírus
4 Ocupação de leitos de Covid é inferior a 50% em 20 estados
5 Rio antecipará aplicação da dose de reforço contra Covid