Leia também:
X Vídeo: Sequestrador de motorista é preso e leva surra da mãe

Restauração da estátua de Borba Gato será paga por empresário

Informação foi dada pelo prefeito de São Paulo

Pleno.News - 26/07/2021 12h17 | atualizado em 26/07/2021 18h55

Monumento de Borba Gato foi incendiado por grupo de 15 a 20 pessoas Foto: Yuri Murakami

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta segunda-feira (26) que a estátua a Borba Gato será restaurada, com os custos pagos por um empresário de identidade não divulgada. Alvo de crítica da esquerda por homenagear um bandeirante que “caçava” indígenas, o monumento foi incendiado no sábado (24), por cerca de 20 pessoas.

O grupo ateou fogo a pneus dispostos na base da estátua, localizada no distrito de Santo Amaro, na Zona Sul paulistana. Imagens da ação foram publicadas no perfil Revolução Periférica, nas quais pessoas aparecem com uma faixa com a frase “A favela vai descer, e não será Carnaval”.

O motorista de caminhão que teria transportado os pneus até o local chegou a ser detido neste domingo (25) por policiais do 11º DP.

– As investigações seguem para identificar e responsabilizar os demais envolvidos no caso – informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em nota.

– Classificamos como lamentável e um ato de vandalismo. Não é fazendo um ato de vandalismo que vai poder discutir questões, mesmo que sejam dívidas do passado. É preciso ter bastante tranquilidade, respeitar a democracia, [ter] tolerância – disse Nunes a jornalistas em agenda pública nesta segunda.

Uma técnica do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, acompanhou a limpeza da obra, que segue de pé. Esta semana, uma avaliação sobre o estado do monumento será realizada por um especialista. A partir do resultado da análise, será possível avaliar o custo e a duração da restauração.

– Só não vou dizer aqui quem é [o empresário que pagará pela restauração] para não fazer propaganda da pessoa – acrescentou Nunes.

Em nota, a gestão municipal informou ainda que será reforçada a segurança no entorno do monumento, que está isolado por fitas.

– A GCM [Guarda Civil Municipal] informa que irá aumentar o número de rondas pela praça Augusto Tortorelo de Araújo – apontou o prefeito.

O artista Julio Guerra, falecido em 2001, utilizou trilhos de bonde e pedras coloridas de basalto e mármore para executar a obra, que levou seis anos para ficar pronta. O monumento tem 13 metros de altura e 20 toneladas e está sobre um pedestal revestido de granito rústico, de cerca de 2 metros de altura.

*AE

Leia também1 Twitter oficial da PM chama atos da esquerda de 'vandalismo'
2 Felipe Neto exalta vandalismo da esquerda: "Fogo nos genocidas"
3 Polícia de SP prende suspeito de incendiar estátua de Borba Gato
4 Vídeo: Sequestrador de motorista é preso e leva surra da mãe
5 Governo pune Fundação Roberto Marinho e pede R$ 54 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.