Reservatórios do Distrito Federal têm recorde negativo
Barragens do Descoberto e de Santa Maria atingiram 13,3% e 27% de sua capacidade
Camille Dornelles - 13/10/2017 08h19 | atualizado em 13/10/2017 10h49

Cada vez pior. A crise hídrica que atinge a região do Distrito Federal (DF) não tem dado trégua para os moradores e agora atinge mais um patamar preocupante: na última leitura, nessa quinta-feira (12), os reservatórios de Santa Maria e da Barragem do Descoberto atingiram recordes negativos.
O Descoberto está com apenas 13,3% de sua capacidade, e o de Santa Maria, 27%. Ao todo, eles têm capacidade para comportar mais de 103 milhões de metros cúbicos de água. Os reservatórios são responsáveis por abastecer mais de 60% do Distrito Federal.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) declarou que a situação ainda deve piorar e o reservatório de Descoberto pode chegar a ter apenas 9% no final de outubro.
– O volume de chuvas registrado até agora é insuficiente para elevar o nível dos reservatórios. Portanto, é de fundamental importância a colaboração da população, que precisa conservar hábitos de uso racional da água e reduzir ainda mais o consumo – declarou a Adasa.
Em uma sexta-feira (13) com temperatura máxima de 34ºC e umidade relativa do ar por volta dos 20%, Brasília deve ter um início de final de semana complicado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas só atingem a região após o dia 20.
O governo do Distrito Federal prevê intensificar a política de racionamento, que já atinge diversas regiões de forma revezada.
– As medidas de restrição poderão incluir a diminuição a captação de água pelos irrigantes da bacia hidrográfica do Descoberto e da vazão média mensal captadas. É preciso que as chuvas sejam mais volumosas e mais duradouras – informou a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM
+ DF tem segunda de tempo seco e com racionamento de água
+ Jericoacoara passa a cobrar Taxa de Turismo Sustentável
+ Comerciante encontra onça dentro de loja em Atibaia (SP)