Leia também:
X Arthur do Val infringiu direito internacional ao fazer coquetéis molotov na Ucrânia

Repatriados vindos da Ucrânia já estão em solo brasileiro

Aviões da Força Aérea Brasileira chegarão em Brasília às 12h15

Pleno.News - 10/03/2022 13h24 | atualizado em 10/03/2022 13h43

Repatriados vindos da Ucrânia já estão no Brasil Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (10), dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram em Recife (PE). O cargueiro KC-390 Millennium e o Embraer Legacy trouxeram 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças. Também foram trazidos oito cachorros e dois gatos.

Os repatriados fizeram uma escala de 3 horas em Recife, de onde partiram para Brasília. Na capital federal, o grupo foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, participou da Operação Repatriação e está acompanhando os repatriados. Ele esteve em visita oficial à Polônia, onde se reuniu com seu homólogo polonês.

Após deixar Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (9), os aviões fizeram escalas em Lisboa (Portugal) e na Ilha do Sal (Cabo Verde).

No voo de ida do KC-390 foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a cerca de 360 mil refeições, 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

Na volta, o KC-390 trouxe a maioria dos passageiros. Já no Legacy, por se tratar de uma aeronave mais confortável, vieram uma grávida e duas famílias com crianças de colo. O chanceler brasileiro também veio no Legacy.

O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).

A Operação Repatriação é uma ação interministerial, entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS).

*Agência Brasil

Leia também1 Macron exige de Putin um cessar-fogo em conflito
2 Após convite de Zelensky, 'sniper letal' chega à Ucrânia
3 Globo boicota a Rússia e deixa de exportar novelas para o país
4 Putin está disposto a se reunir com Zelensky, diz chanceler
5 EUA fazem alerta para uso de armas químicas pela Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.