Leia também:
X SACs devem passar a aceitar ligações de celular

Reitor da UFSC é preso em operação da Polícia Federal

Dinheiro de cursos de educação a distância foi desviado

Jade Nunes - 14/09/2017 08h28 | atualizado em 14/09/2017 11h52

O reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier de Olivo Foto: Divulgação/Jair Quint

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luís Carlos Cancellier de Olivo, foi preso nesta quinta-feira (14), na Operação Ouvidos Moucos. De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da ação é acabar com uma organização criminosa que desviou recursos de cursos de Educação a Distância (EaD) da UFSC. Os repasses investigados chegam a R$ 80 milhões.

A verba destinada ao EaD foi desviada, inclusive, para pessoas que não trabalham na universidade, como parentes de professores, segundo dados da investigação. Administradores de alto cargo da instituição teriam tentado barrar a investigação interna, de acordo com a PF.

Os mandados são cumpridos em Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Itapema (SC). Também há buscas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação, que apoia programas de pós-graduação e formação de professores de educação básica.

A operação é feita em conjunto com a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. Cerca de 100 policiais cumprem sete mandados de prisão temporária, cinco mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão. A ação também pretende afastar sete pessoas das funções públicas que exercem.

LEIA TAMBÉM:
+ PF cumpre mandado na casa de ministro da Agricultura
+ Temer sanciona alterações da meta fiscal de 2017 e 2018
+ Câmara lança ferramenta de opinião popular na internet

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.