Leia também:
X Presente dado por Bolsonaro na China era de segunda mão

Quatro mil toneladas de óleo já foram retiradas de praias

Órgãos envolvidos nos trabalhos falaram sobre andamento da operação

Paulo Moura - 03/11/2019 10h09 | atualizado em 03/11/2019 12h59

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou em nota divulgada neste sábado (2), que desde o início do aparecimento de manchas de óleo nas praias nordestinas, mais de 4 mil toneladas de resíduos já foram retirados desses locais. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

O GAA afirmou que completou a limpeza nas praias do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. Neste sábado, de acordo com a nota, foram empregados nos trabalhos nas praias e observação marítima, 15 navios, quatro aeronaves, três drones e mais de 2.350 militares e 85 servidores do Ibama e do ICMBio.

A nota informa ainda que a Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, está em fase final de planejamento e deve ter início a partir da próxima semana. A Marinha vai realizar, em conjunto com o Exército e a FAB, ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas marítimas atingidas e monitoramento das águas jurisdicionais brasileiras.

O grupo encerra o comunicado afirmando que a gravidade, a extensão e o ineditismo desse crime ambiental estão exigindo dos órgãos envolvidos uma constante avaliação da estrutura e dos recursos materiais e humanos empregados, no tempo e na quantidade que for necessária.

Leia também1 Dona da embarcação suspeita de vazar óleo nega autoria
2 Manchas de óleo chegam ao Parque Nacional de Abrolhos
3 Dona do navio Bouboulina já provocou acidente na Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.