Leia também:
X RJ: Socorristas poderão levar feridos a hospital particular

Quase 3 milhões de eleitores estão em situação irregular

Cancelamento do título pode impedir eleitor de concorrer a concurso público

Rafael Ramos - 04/04/2019 09h55 | atualizado em 04/04/2019 09h59

Eleitor irregular tem até 6 de maio para corrigir situação Foto: Reprodução

Eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nas urnas nas três últimas eleições correm o risco de ter o título de eleitor cancelado. Em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão nessa situação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou até o dia 6 de maio para que o cidadão se regularize.

Para saber se você se encontra irregular, basta consultar o portal do TSE. É simples e gratuito. Basta procurar por “situação eleitoral”, no canto superior esquerdo da página principal e, em seguida, preencher com o nome completo e a data de nascimento. O serviço indicará se o título está ou não irregular.

Caso seja necessário se regularizar, o eleitor pagará uma multa de R$ 3,50 aproximadamente. Em seguida, deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo com documento oficial com foto, comprovante de residencia e título de eleitor.

O atendimento também pode ser feito pelo Facebook e Twitter do TSE. O tribunal também disponibiliza um assistente virtual que oferece orientação em serviços de emissão da Certidão de Quitação Eleitoral e o download do e-Título.

Em caso de cancelamento do título, o eleitor será impedido de obter passaporte, participar de concursos públicos ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Leia também1 RJ: Socorristas poderão levar feridos a hospital particular
2 RJ: Funcionários 'fantasmas' perdem cargo em Secretaria
3 Grupo que reúne CUT, CNBB e OAB apresenta apoio ao STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.