Leia também:
X Moro sobre Lula: “Nunca foi uma questão pessoal”

RJ: Prefeitura lança projeto de castração gratuita de animais

Castromóvel deve realizar 25 atendimentos por dia em áreas carentes do município

Ana Luiza Menezes - 08/05/2018 16h12 | atualizado em 14/08/2019 15h15

Projeto prevê castração gratuita de animais em áreas carentes Foto: Reprodução/ Instagram

No Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella sancionou um projeto que viabiliza a castração gratuita de animais domésticos. O programa vai atender à população carente, que não tem condições de pagar uma clínica particular.

A proposta surgiu por parte do vereador Luiz Carlos Ramos Filho, do partido Podemos, e foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (8).

O próximo passo é a montagem do Castramóvel que vai exigir equipamentos necessários, ainda não comprados e sem orçamento. Também será preciso contratar profissionais especializados para o funcionamento do programa.

Segundo o vereador, que comemora a aprovação do projeto, no Rio existem 600 mil animais abandonados e é necessário um controle populacional animal na raiz do problema: as comunidades carentes da cidade.

– Os animais ficam soltos e acabam procriando, causando abandono, atropelamentos, doenças, zoonoses. O projeto também tem um caráter educativo. Agora, é trabalhar para ter o equipamento da melhor forma possível. Acredito que vai ser breve – explica Luiz Carlos.

A estimativa é que o castramóvel alcance a média de 25 atendimentos por dia.

O programa também prevê a realização de palestras sobre guarda responsável, saúde pública e os benefícios da castração, respeitando as normas dos conselhos Federais e Estaduais de Medicina Veterinária.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

– Aqui no município do Rio a situação está muito grave. Com a crise financeira, as pessoas estão abandonando os bichos, principalmente os idosos, que ficam doentes e dão mais despesa. Muito triste. O ideal é a prefeitura botar um castramóvel em cada região. Não é um equipamento caro e vai ajudar no controle populacional – conclui o vereador.

Leia também1 Menino de 7 anos morre após ser atingido por Kombi
2 Homem quebra porta de igreja e carro de pastor com enxada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.