Leia também:
X Estadão critica decisões do STF contra Bolsonaro: “Vingança”

Professora é demitida após usar camiseta com frase polêmica

Docente de escola em Goiás foi critica por deputado

Monique Mello - 07/05/2023 19h01 | atualizado em 08/05/2023 12h56

Camiseta com a frase “Seja Marginal, Seja Herói”, Foto: Arquivo Pessoal

Uma professora de História da Arte foi demitida do Colégio Expressão, uma instituição particular de ensino, em Aparecida de Goiânia, Goiás, após usar uma camiseta vermelha com uma frase considerada controversa: “Seja marginal, seja herói”.

Quem chamou atenção para o fato foi o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que criticou a docente nas redes sociais.

– Professora de história com look petista em sala de aula – postou o deputado.

A camiseta foi usada pela professora na última terça-feira (2). A repercussão fez com que a escola tomasse a decisão de demiti-la na quinta (4).

Sem ter a identidade revelada, a professora contou ao G1 sobre sua escolha de roupas.

– Sempre uso camisetas com obras de arte. É um jeito que tenho para conversar sobre arte com os alunos, de forma despretensiosa. Naquele dia, expliquei e eles entenderam o contexto histórico da obra. Minhas camisetas de obras de arte são feitas por um amigo e na foto eu literalmente só marquei a loja [para divulgação]. A obra é vermelha, por isso a camiseta é vermelha. Não há associação política alguma – explicou.

Segunda ela, a frase é do artista plástico Hélio Oiticica (1937-1980).

O colégio divulgou nota oficial, defendendo que “escola não é lugar de propagar ideologias politicas, religiosas ou preconceituosas”.

Confira a nota na íntegra:
O Colégio Expressão e o Colégio Expressão Jr. têm o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, pautada pela ética, respeito e diversidade. Por mais de 23 anos, nossa escola jamais induziu, militou ou abordou temas políticos, religiosos ou de gênero, pois acreditamos que essas escolhas devem ser respeitadas e discutidas no âmbito familiar.

Nossa missão é proporcionar aos nossos alunos uma formação integral, que prepare não apenas para o ingresso no mercado de trabalho, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, trabalhamos com um conteúdo pedagógico atualizado e alinhado com as exigências do Enem.

Ensinar conteúdos polêmicos em sala de aula pode ser um desafio para nós educadores. Porém, como profissionais da educação, temos a responsabilidade de apresentar esses temas de forma imparcial e crítica, sem tomar partido ou influenciar nossos alunos. É importante destacar que a escola não é lugar de propagar ideologias politicas, religiosas ou preconceituosas. Nossa missão é formar cidadãos conscientes e éticos, capazes de compreender e respeitar as diferenças culturais e ideológicas.

Reconhecemos que essa é uma tarefa complexa, mas estamos comprometidos em buscar constantemente o aprimoramento para oferecer um ensino de qualidade.

Contamos com a confiança de todos para seguirmos juntos nessa caminhada em busca de uma educação de qualidade, respeito e valorização da diversidade.

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), por sua vez, repudiou a atitude do deputado, que apagou as postagens em crítica à professora.

Confira a nota do Sinpro Goiás:
O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás, Sinpro Goiás, além de repudiar com veemência a atitude covarde e irresponsável do dep. Gustavo Gayer, informa que entrou com uma ação na Justiça Federal contra ele, assinada também pelo Sintego, Fitrae-BC e Contee, solicitando a exclusão das redes sociais disseminadoras de ódio e falsas notícias, incluindo-se a página dele que persegue professores/as em nome do monitoramento da suposta doutrinação.

O Sinpro Goiás também ajuizou outra ação, civel, para que sejam reparados os danos materiais e morais sofridos pela professora. Está também em fase final de elaboração a ação trabalhista contra o Colégio, em caso de consumação jurídica da demissão da docente.

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás está dando todo o suporte à docente e entende que o ataque covarde contra ela, protagonizado por esse ignóbil deputado, arquitetado na base da fake news, que distorce o objeto em estudo que é a cultura marginal no Brasil traduzida na resistência do povo excluído contra a opressão, é um ataque a todos os professores e professoras. É um ataque à educação e à sociedade como um todo.

O Sinpro Goiás utilizará todos os meios legais possíveis para defender a categoria docente que representa contra tais ofensivas fascistas desse senhor oportunista que quer fazer crescer suas redes sociais e obter resultados eleitorais por meio da destruição de reputações, da dor e do sofrimento alheios, como fez durante os momentos mais greves da pandemia da Covid19 ao divulgar notícias falsas sobre a doença, vacinas e tratamentos médicos.

O Sinpro Goiás informa também que já realizou representações contra Gustavo Gayer no Ministério Público de Goiás e Federal. O Sinpro, que completa 60 anos de história, seguirá firme e vigilante, pronto a defender os professores e as professoras com toda a força da sua representação e da lei.

Leia também1 Parlamento Europeu expõe fotos com o título de "Jesus LGBT"
2 Atriz mentiu ser bissexual para ajudar comunidade
3 "Igreja não é esquerda nem direita", diz presidente da CNBB
4 Mãe deixa hospital de joelhos após alta do filho: 96 dias na UTI
5 Casal é agredido em área externa do Carrefour após furto de leite

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.