Leia também:
X Mulher acusa vizinho de vigiá-la há meses: “Stalker da vida real”

Professor de Santa Catarina é afastado por elogiar Hitler

Não é a primeira vez que o docente demonstra admiração pelo ditador

Pleno.News - 17/03/2023 16h09 | atualizado em 17/03/2023 17h28

Professor admite que admira Hitler Foto: Reprodução/Vídeo redes sociais

Rubenval Sérgio Duarte, professor da rede pública de ensino de Santa Catarina, foi afastado das suas funções por elogiar o ditador nazista Adolf Hitler em sala de aula. Ele disse aos estudantes: “Tenho admiração por Hitler, enormemente”.

O caso aconteceu na cidade litorânea de Imbituba, a pouco mais de 90 quilômetros de Florianópolis. O professor foi filmado por um aluno. Um estudante questionou Rubenval se ele apoia as atrocidades do ditador. “Sim”, respondeu o docente, taxativamente.

Duarte já responde a um processo administrativo disciplinar perante a Secretaria de Educação por causa de outras situações em que teceu elogios a Hitler e ao nazismo.

A conduta do docente se enquadra na Lei nº 7.716, que estabelece os crimes resultantes de preconceito racial, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

A Secretaria de Educação de Santa Catarina confirmou que Rubenval Duarte já fora afastado anteriormente. Diante do novo episódio, a medida foi prorrogada por mais 60 dias.

Além do processo administrativo, o professor também é investigado pelo Ministério Público de Santa Catarina. O órgão confirmou que o caso é acompanhado pela 40ª Promotoria de Justiça de Imbituba e pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância.

A ÍNTEGRA DA NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira (14), começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que há um processo em andamento. O afastamento do professor foi prorrogado 60 dias e a SED informa que irá tomar todas as providências dentro da legalidade.

*AE

Leia também1 Jair Renan irá trabalhar no litoral de Santa Catarina
2 Vereadores de Florianópolis negam honraria a Gilberto Gil
3 MP orienta professores para não falarem "Deus te abençoe"
4 Justiça solta homem que levou menina de 12 anos ao Maranhão
5 Internautas apontam desprezo de Lula a militares em revista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.