Prodígio! Asteroide ganha nome da brasileira Nicolinha
Menina descobriu 80 asteroides
Pleno.News - 23/08/2025 09h44 | atualizado em 25/08/2025 13h01

A astrônoma mirim Nicole Oliveira Semião, de apenas 12 anos, de Alagoas, foi homenageada com um feito histórico: um asteroide no Cinturão entre Marte e Júpiter recebeu o seu nome.
– O asteroide 2006 SU218 acaba de receber um novo nome em reconhecimento a uma jovem brasileira que se tornou referência na divulgação científica: Nicole Semião, a Nicolinha – informou o Observatório Nacional.
Conforme o Observatório Nacional, a partir da publicação oficial no boletim número 5, edição 19, divulgado em 11 de agosto pelo Working Group for Small Bodies Nomenclature (WGSBN) da União Astronômica Internacional (IAU), o objeto passou a se chamar (292352) Nicolinha.
– Eu fiquei muito emocionada com essa homenagem. Estou muito feliz em ter a honra de ter o meu nome em um asteroide, que é o campo de estudo que eu mais amo na astronomia – disse a jovem.
– Histórias como a da Nicolinha, que desde muito cedo se dedica a compartilhar seu interesse pelo universo e envolver outros estudantes em projetos de ciência cidadã, mostram como a curiosidade pode se transformar em descobertas e inspirar muitos a seguir pelo caminho da ciência – afirmou Jailson Alcaniz, diretor do Observatório Nacional.
TRAJETÓRIA
A jovem Nicolinha, como é chamada, já detectou 80 asteroides e conquistou reconhecimento internacional em astronomia. Aos 6 anos, ela se destacou como divulgadora científica, inspirando crianças em projetos de ciência cidadã e promovendo palestras em escolas.
Com 8 anos, a jovem foi reconhecida como uma das astrônomas mais nova do mundo.
– Em 2022, foi incluída pela primeira vez na lista do Global Child Prodigy Awards(GCP Awards) como uma das 100 crianças-prodígio do mundo, sendo a única representante na categoria de astronomia – destacou o Observatório Nacional.
Agora, em 2025, ela voltou a ser selecionada pelo GCP Awards entre as 100 crianças-prodígio na categoria de Ciências Espaciais e Astronomia.
A paixão pela Astronomia, porém, começou muito antes. Conforme o Observatório Nacional, aos 4 anos Nicolinha decidiu trocar todas as festas de aniversário pelo sonho de ganhar um telescópio, desejo que só se concretizou aos 7 anos.
Ela é filha de Zilma Janaká Simeão, artesã, e Jean Carlo Oliveira, analista de sistemas. Segundo os pais, há quatro anos, a vida de Nicole se dividia entre a escola e as brincadeiras de uma criança desta faixa etária, mas incluía a busca por conhecimento em Astronomia.
Interessada no universo, a caçadora reunia na parede do quarto os certificados dos cursos de Astronomia que fez. E já integrava o Programa Caça Asteroides, do Ministério da Ciência.
*AE
Leia também1 Defesa de Bolsonaro cita 'lawfare'; entenda o termo
2 Web: China propõe normas para regular preços de plataformas
3 PGR apresenta denúncia contra Eduardo Tagliaferro no STF
4 Presidente dos EUA, Trump tem CPF válido e ativo no Brasil
5 Wanessa Camargo nega agressão de Dado Dolabella por ciúmes



















