Leia também:
X Repórter sofre tentativa de assalto ao vivo em São Paulo

Presidente do STJ mantém pai do menino Bernardo Boldrini preso

Leandro Boldrini já foi condenado pelo Tribunal do Júri pela morte do filho, em 2014, mas julgamento foi anulado

Pleno.News - 25/12/2021 14h56 | atualizado em 25/12/2021 14h57

Bernardo Boldrini foi morto pelo pai e pela madrasta aos 11 anos Foto: Arquivo pessoal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, negou analisar habeas corpus que pedia a liberdade do médico Leandro Boldrini, preso pelo assassinato do filho Bernardo Boldrini, em abril de 2014, no Rio Grande do Sul.

O médico responde pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver e falsidade ideológica. Além dele, a madrasta – Graciele Ugulini -, uma amiga – Edelvânia Wirganovicz – e o irmão dela – Evandro Wirganovicz -, também são acusados de participação na morte do menino.

Ao STJ, a defesa narrou que Boldrini foi levado a julgamento em 2019, no Tribunal do Júri de Três Passos (RS), sendo condenado a pena de 33 anos e oito meses de reclusão. Os advogados recorreram da decisão e foi determinada a realização de novo julgamento do médico.

A defesa pediu a revogação da prisão à Justiça gaúcha, mas a solicitação foi negada. Para os advogados, o tempo de prisão – sete anos, sem previsão de realização de novo julgamento – caracterizaria excesso de prazo, justificando a concessão da liberdade.

Ao analisar o caso, o ministro Humberto Martins observou que a decisão questionada foi proferida por desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, de forma monocrática.

– Não há acórdão sobre a matéria suscitada na presente impetração, o que inviabiliza seu conhecimento pelo Superior Tribunal de Justiça – ponderou.

O ministro destacou a jurisprudência da Corte, segundo a qual o STJ só pode examinar habeas corpus quando a decisão contestada tiver sido proferida por órgão colegiado de um tribunal.

*AE

Leia também1 Após 85 dias, termina erupção do vulcão na ilha de La Palma
2 Repórter sofre tentativa de assalto ao vivo em São Paulo
3 Em mensagem de Natal, rainha Elizabeth lamenta ausência do príncipe Philip
4 Sociedade Brasileira de Pediatria defende vacinação de crianças contra a Covid-19
5 EUA: Joe Biden é ridicularizado durante ligação de Natal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.