Leia também:
X Frota iguala Bolsonaro a Lula: ‘Só quer proteger a ninhada’

Prefeituras firmam pacto para expansão sem desmatamento

Cidades inseridas na região Amazônica defenderam políticas em prol da natureza

Camille Dornelles - 06/09/2019 15h19

Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus, durante o fórum Foto: Reprodução

Prefeituras de cidades amazônicas definiram nesta sexta-feira (6) um pacto para construir uma agenda ambiental comum aos municípios da região, com busca conjunta por investimentos em modelos econômicos sustentáveis.

O documento foi assinado por representantes das prefeituras de capitais amazônicas como Belém (PA), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Manaus (AM), além de municípios do interior do Amazonas reunidos pela Associação Amazonense de Municípios.

Impactadas pelas consequências ambientais do desmatamento e das queimadas, mas também pela demanda econômica de geração de renda para cerca de 20 milhões de habitantes, as cidades da Amazônia buscam alternativas sustentáveis para o desenvolvimento.

O pacto propõe a criação de modelos econômicos que criem tecnologias e produtos a partir da biodiversidade da floresta. Ele também instaura um fórum permanente dos municípios amazônicos. Uma próxima reunião está marcada para maio do ano que vem.

– Nós queremos que os recursos do Fundo Amazônia cheguem também para os municípios, não só para os [governos] estaduais – disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto (PSDB).

A demanda foi bem aceita pelas capitais amazônicas, por meio dos secretários municipais de meio ambiente. Nesta semana, eles redigiram juntos o pacto durante o I Fórum de Cidades Amazônicas, organizado pelo Iclei e pela Fundação Konrad Adenauer (KAS) em Manaus.

*Folhapress

Leia também1 Amazônia: RJ envia bombeiros para combater incêndio
2 CNN censura campanha do governo Bolsonaro na Europa
3 Fundo da Petrobras será usado contra incêndios na Amazônia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.