Leia também:
X Joesley Batista volta para São Paulo por decisão da Polícia

Prefeitura proíbe Uber, mas permite táxis para Rock in Rio

Decisão saiu no Diário Oficial nesta sexta; outros aplicativos também não poderão circular

Camille Dornelles - 15/09/2017 11h55 | atualizado em 15/09/2017 14h49

Taxistas poderão acessar as ruas para Rock in Rio Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

Nesta sexta-feira (15), o secretário municipal de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, decretou que serviços de passageiros que usam aplicativos (como Uber, Cabify e Lift) não poderão circular nas redondezas do Rock in Rio durante os dias de evento.

– Ficam incluídos na proibição os veículos, particulares ou não, que possuam autorização especial para ingressar nas áreas de restrição pelas interdições e os veículos de passeio que realizam transporte através de plataformas digitais, que conectam passageiros e motoristas – detalha o Diário Oficial.

As ruas de acesso à Cidade do Rock ficam interditadas desde as 11h às 5h e, a partir das 23h50, o bloqueio vem desde a Avenida Salvador Allende. Apenas moradores poderão estacionar nas ruas Aroazes, Franz Weissman, Vice-Presidente José Alencar, Francisco de Paula, Amílcar de Castro e Escultor Sergio Camargo.

Como justificativa, o secretário diz que “fica proibida a circulação, considerando a necessidade da administração em incentivar o uso do transporte coletivo”. Mas a decisão é controversa, já que os táxis foram expressamente liberados para circular.

– Fica proibida a circulação, estacionamento e a parada de veículos que exerçam a atividade de transporte remunerado de passageiros, com exceção dos veículos de aluguel a taxímetro (TÁXI) – diz o documento.

O Serviço de Transporte de Acesso Exclusivo (STAE) e ônibus do SPPO-RJ, cadastrados no Município do Rio de Janeiro, também poderão circular pelas redondezas do festival.

Se o carro proibido for flagrado infringindo a decisão, pode ser multado em até R$ 1.605,07 e ser apreendido. Se o motorista possuir uma autorização especial para ingressar, “também terá a sua autorização recolhida pelos agentes de trânsito e fiscalização de transportes”, diz a resolução.

LEIA TAMBÉM
+ No Rio, falta controle da Prefeitura sobre transportes
+ Cidade do Rock é reformada para receber deficientes
+ Rock in Rio começa nesta sexta-feira com Maroon 5

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.