Leia também:
X Rio registra tiroteios em duas comunidades neste domingo

Crivella sobre Queermuseu no Rio: Só se for no fundo do mar

O prefeito da cidade publicou um vídeo se opondo à exposição

Camille Dornelles - 02/10/2017 10h43 | atualizado em 04/10/2017 11h28

Exposição Queermuseu foi fechada em Porto Alegre e MAR negocia ida ao Rio Foto: Divulgação

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), publicou um vídeo nesse domingo (1º) declarando que é contrário à exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença da Arte Brasileira ser apresentada pelo Museu de Arte do Rio (MAR).

– Aqui no Rio a gente não quer essa exposição. Saiu no jornal que ia ser no MAR. Só se for no fundo do mar, porque no Rio não! – declarou o prefeito em vídeo, que ultrapassou 73 mil visualizações em menos de um dia.

Apesar da manifestação do político, o curador e diretor cultural do MAR, Evandro Salles, declarou que a exposição só não será exibida se o conselho do museu assim decidir. A instituição é privada e a Prefeitura do Rio tem direito a um dos votos no conselho.

Não é legal estimular uma criança a tocar em um homem nu em "nome da arte".É preciso respeitar a família, vamos cuidar das nossas crianças!

Publicado por Marcelo Crivella em Domingo, 1 de outubro de 2017

Em sua postagem, Crivella parece ter confundido as duas manifestações artísticas que geraram polêmica nos últimos dias: a exposição Queermuseu e a performance La Bête, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

– Não é legal estimular uma criança a tocar em um homem nu em “nome da arte”. É preciso respeitar a família, vamos cuidar das nossas crianças! – escreveu Crivella.

Sobre a performance, aliás, o prefeito da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB) já havia se manifestado no sábado (30), também nas redes sociais, quando declarou que ela fere o Estatuto da Criança e do Adolescente e deve ser condenada.

– Eu compreendo que a arte é sempre uma manifestação muito aberta, mas tudo tem limite – afirmou o paulistano.

A performance La Bête (A Besta) é baseada na obra Bichos, de Lygia Clark, e recebeu diversas críticas da sociedade e da comunidade cristã.

LEIA TAMBÉM
+ Santander não reabrirá exposição ‘Queermuseu’
+ Sociedade critica performance de homem nu com crianças
+ Brasília recebe a mostra Êxodos, de Sebastião Salgado

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.