Leia também:
X Condenado por estupro ataca mulher em “saidinha” de Natal

Prefeitura do Rio proíbe queima de fogos na orla no Réveillon

Barreira de fiscalização nos limites da capital fluminense impedirá o acesso de ônibus e vans

Pleno.News - 26/12/2020 19h05 | atualizado em 28/12/2020 12h57

Festas privadas na orla também estão proibidas Foto: Reprodução

Em meio à nova escalada da Covid-19, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu anunciar mais medidas restritivas para evitar aglomerações na noite de Ano Novo. Além de isolar o bairro de Copacabana, o prefeito em exercício, Jorge Felippe, proibiu a queima de fogos em toda a orla da cidade – inclusive em hotéis – desde a meia-noite do dia 31 até às 7h do dia 1º. O uso de equipamentos de som na orla também foi vetado. Uma barreira de fiscalização será feita nos limites da capital fluminense, impedindo o acesso de ônibus, micro-ônibus e vans.

As medidas para desestimular aglomerações incluem também o bloqueio de estacionamento na orla e em ruas no entorno, assim como o bloqueio da circulação de transporte público para acesso a Copacabana e Barra da Tijuca, a partir das 20h do dia 31. Os barraqueiros não poderão permanecer em ponto fixo na areia da praia ou no calçadão, até às 6h do primeiro dia de janeiro.

– Temos que buscar, acima de tudo, a preservação da vida e da saúde. Ninguém desconhece a gravidade da Covid-19. [Isto] Exige dos homens públicos medidas austeras e, com certeza, vamos encontrar, por parte da população, a solidariedade, o empenho e a responsabilidade necessária para que possamos evitar o aumento do contágio na cidade – disse o prefeito em exercício, em nota.

Os quiosques poderão funcionar desde que sem venda de ingressos, shows, instrumentos sonoros e sem cercados. Em meio à escalada de casos da Covid-19 no Rio, no último dia 17, a prefeitura carioca já havia anunciado a proibição das festas privadas na orla da cidade durante o Réveillon, quando alguns quiosques costumam montar “cercadinhos” e realizar eventos pagos. A tradicional queima de fogos em Copacabana, uma das maiores festas de Réveillon do mundo, também foi cancelada.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS (que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais) no município do Rio é de 92%, informou neste sábado a secretaria municipal de Saúde. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 88%. Nas unidades da rede municipal, há 558 pacientes internados, sendo 262 em UTI. A rede SUS na capital tem 1.327 pessoas internadas em leitos especializados.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro: "Entre 'eu' e a vacina da Covid tem uma tal de Anvisa"
2 Japão fecha fronteiras para conter variante de vírus
3 Pandemia: Argentina volta a barrar entrada de brasileiros
4 Rússia determina quarentena para passageiros do Reino Unido
5 EUA exigirão teste negativo da Covid para voos do Reino Unido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.