Prefeitura de Ribeirão Preto vai investigar “Esquerdogata”
Professora da rede municipal, Aline Bardy Dutra acumula faltas
Pleno.News - 30/10/2025 19h50 | atualizado em 31/10/2025 12h15

A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) abriu uma investigação contra a professora Aline Bardy Dutra, conhecida nas redes sociais como “Esquerdogata”. Servidora da rede municipal desde 2007, ela é suspeita de apresentar mais de 100 atestados médicos duvidosos e acumular diversas faltas injustificadas.
Aline, que lecionava na educação infantil, está afastada sem remuneração desde julho de 2024. O afastamento foi autorizado até julho de 2027, mas o caso levantou suspeitas dentro da administração pública. A Corregedoria do município foi acionada para apurar se houve fraude nos documentos apresentados.
O processo administrativo deve ser concluído em até 90 dias. Caso sejam confirmadas irregularidades, a professora poderá ser punida, inclusive com demissão.
A influenciadora também responde por desacato, resistência e injúria racial, após ser presa em uma blitz de trânsito na mesma cidade. O episódio, registrado em vídeo, gerou grande repercussão e críticas nas redes sociais.
Diante das denúncias, o prefeito Ricardo Silva (PSD) e o vereador Lincoln Fernandes (PL) solicitaram nesta quarta-feira (29) a exoneração da servidora. O Partido dos Trabalhadores (PT) local, ao qual Aline é ligada, também avalia medidas disciplinares internas.
Leia também1 Fachin se solidariza com famílias de mortos em operação no RJ
2 Universidade Federal do Rio de Janeiro aprova cota para trans
3 Secretário sobre ministras de Lula: Poderiam ter ido ao enterro
4 STF confirma condenação de Zambelli por porte ilegal de arma
5 Motta diz que PEC da Segurança deve ser votada em dezembro



















