Leia também:
X O que fazer em caso de teste positivo para coronavírus?

Prefeito que adquiriu hospital para coronavírus já teve H1N1

Prefeito de Duque de Caxias, RJ, fala sobre ações de tratamento do coronavírus

Camille Dornelles - 17/03/2020 13h20

Prefeito Washington Reis adquire hospital para infectados Foto: Prefeitura de Duque de Caxias

Nesta segunda-feira (16), o prefeito de Duque de Caxias anunciou a aquisição de um novo hospital voltado unicamente para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Parabenizado pela medida, Washington Reis declarou, em entrevista ao Pleno.News, que o poder público até demorou para se preparar.

Ele também deu detalhes sobre a unidade, o que falta ser feito e o que acha sobre críticas às medidas mais duras e restritivas.

A prefeitura comprou a antiga Casa de Saúde São José, que havia sido comprada pelo convênio Amil, para atender pacientes infectados com o novo coronavírus. O que falta fazer para ele começar a funcionar?
O foco do nosso governo sempre foi investir na saúde e atender bem a Baixada Fluminense, interior e parte da capital. Então já estávamos ampliando o hospital municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo em 56 novos leitos para entregar agora no mês de março… Construímos uma maternidade com 120 leitos, que já estava programada, e outros dez leitos no hospital Moacyr do Carmo que vão ficar prontos em dez dias especificamente para tratamento do coronavírus. A oportunidade de ter esse hospital da Amil chegou nesse meio tempo. Viramos a noite para arrumar a estrutura, reparos em elevadores e dando uma geral. Temos 200 pessoas trabalhando nisso, e (a prefeitura) está comprando equipamentos para que este hospital seja 100% CTI. Pronto irá atender só pessoas com coronavírus, o mais rápido possível. Vamos fazer mais de 150 leitos.

Por que essa medida chegou agora? Acha que separar um hospital só para coronavírus não é uma medida adiantada demais?
Não, até acho que a gente demorou demais para agir! Esse tsunami já está anunciado desde a China em janeiro, veio para a Europa, para a Itália, e nós já estávamos trabalhando… Mas foi no fim de semana passado que a luz vermelha acendeu. E eu virei todo o meu foco para enfrentar esta pandemia. Então a gente tem que ficar em casa e prevenir. O Brasil é um país continental com muitas famílias humildes. Como é que vão fazer quarentena numa casa apertada, de um cômodo só?

Acha que as restrições e isolamento social são exagero ou histeria?
É uma irresponsabilidade falar em histeria neste momento! Eu já tive H1N1, vi a morte de perto, é muito grave! E a prova está ali na China, mais de 4 mil mortos. E fora da China o número de mortos já é ainda maior. Então eu estou dando tudo de mim para fazer a minha parte como cristão e como homem público.

Para quem não pode deixar suas atividades ou trabalhar em home office, quais as recomendações?
Lavar bem as mãos, não ficar no tocando no outro, dar tchauzinho, conversar a essa distância que eu estou falando com você, de um metro e meio… E, se tiver um problema, procurar uma unidade básica de saúde para não transmitir para seus parentes e amigos.

Leia também1 O que fazer em caso de teste positivo para coronavírus?
2 Bolsonaro faz novo exame para diagnosticar coronavírus
3 "Achei que ia morrer", afirma paciente com coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.