Leia também:
X Operação da PF mira corrupção dentro da própria corporação

Ponte da Amizade reabre após ficar quase sete meses fechada

Passagem será permitida somente para veículos e caminhões de carga, e de 5h às 14h

Pleno.News - 15/10/2020 11h07

Ponte da Amizade foi reaberta nesta quinta-feira Foto: Itaipu Binacional/Alexandre Marchetti

A Ponte da Amizade, principal passagem da fronteira com o Brasil, foi reaberta nesta quinta-feira (15), após ficar mais de seis meses fechada por causa da pandemia de Covid-19 e em meio a protestos de comerciantes pelo impacto econômico causado pelo bloqueio. O governo do Brasil confirmou a reabertura da fronteira em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O ministro das Relações Exteriores paraguaio, Federico González, confirmou a reabertura da ponte que liga Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR). A passagem será permitida, a princípio, somente para veículos e caminhões de carga, e de 5h às 14h, seguindo protocolos de saúde.

A liberação da passagem vinha sendo exigida por comerciantes e produtores de Ciudad del Este, capital do Departamento de Alto Paraná, devido ao prejuízo causado pelos meses em que a ponte ficou fechada. A ponte é a principal ligação entre as duas nações e antes de seu fechamento recebia tráfego de 40 mil veículos por dia, além de 100 mil pessoas a pé.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro destacou a decisão de reabrir a ligação com o Paraguai em uma rede social, divulgando o artigo sexto da portaria que prorrogou por mais 30 dias a proibição de ingresso de visitantes de quase todas as nacionalidades, mas que excluiu o Paraguai.

– As restrições de que trata esta portaria não impedem a entrada de estrangeiros no País por via terrestre, entre a República Federativa do Brasil e República do Paraguai, desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro – destacou a regra.

*Estadão

Leia também1 PF encontra dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues
2 Porta-voz da Casa Branca tem conta bloqueada pelo Twitter
3 Governo planeja sequenciar DNA de 100 mil brasileiros
4 Justiça nega pedido do MPF para afastar Salles do Meio Ambiente
5 Bolsonaro pede que população valorize o voto nas eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.