Leia também:
X São Paulo anuncia retomada na vacinação de grávidas

Policial civil morto no Rio pode receber maior honraria da Alerj

Projeto de resolução protocolado pelo deputado Anderson Moraes começou a tramitar nesta quarta

Paulo Moura - 12/05/2021 14h09 | atualizado em 12/05/2021 14h54

Policial civil André Frias morreu durante operação no RJ Foto: Reprodução

O policial civil André Frias, morto com um tiro na cabeça durante operação policial realizada na última quinta-feira (6), na comunidade do Jacarezinho, Zona Norte do Rio, pode ser homenageado com a maior honraria do estado do Rio. A proposta para que tal fato aconteça foi protocolada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e tem autoria do deputado Anderson Moraes.

O pedido para concessão da homenagem foi feito pelo parlamentar por meio de um projeto de resolução que não exige sanção do governador para que passe a valer. Caso seja aprovada pelos deputados da Alerj, a medida concederá a André Frias a Medalha Tiradentes. Na justificativa para a homenagem, Moraes ressaltou a trajetória ilibada do servidor dentro da Polícia Civil.

– Nada ameniza a dor da família, mas a entrega da maior honraria do estado ao policial André Leonardo [Frias] é uma forma de homenagear esse herói e, de forma indireta, tantos outros policiais que morrem defendendo a população – diz o deputado.

O inspetor tinha 48 anos, era casado e tinha um enteado de 10 anos. Filho único, ele deixou a mãe, que precisa de cuidados médicos por causa de um AVC. Para ajudar a família do policial, amigos de profissão iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro e doações.

Diante da mobilização, o deputado Felippe Poubel (PSL) pediu ao governador Cláudio Castro (PSC) que André Leonardo recebesse uma promoção póstuma por bravura. Nesta terça-feira (11), a Polícia Civil confirmou que o pedido foi aceito, e o policial foi promovido.

As pessoas que tiverem interesse em ajudar na “vaquinha online” para a família do policial morto podem contribuir com transferências de qualquer valor para a conta corrente 28153-4 (agência 9291 – Banco Itaú).

Leia também1 25 dos 27 mortos no Jacarezinho tinham passagens pela polícia
2 Deputado propõe promoção a policial morto em operação no RJ
3 'Não quis minimizar a morte do policial', diz âncora da CNN ao vivo
4 Mourão sobre operação no Rio: "A polícia agiu como polícia"
5 Bolsonaro parabeniza a polícia por operação no Jacarezinho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.