Leia também:
X Doria: ‘Atos de 7 de setembro são para pôr democracia em risco’

Policial aposentado de 98 anos mata homem a tiros na Bahia

Disparos teriam ocorrido após o idoso tentar intervir em briga de casal

Paulo Moura - 23/08/2021 13h45 | atualizado em 23/08/2021 14h10

Momento em que idoso de 98 anos é levado pela polícia Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um policial militar aposentado, de 98 anos, matou um homem de 34 anos a tiros, na tarde de domingo (22), no Largo Dois de Julho, em Salvador (BA), durante uma discussão. À polícia, o idoso disse ter atirado em legítima defesa. Depois de ser levado para a delegacia e prestar depoimento, o PM aposentado foi liberado.

Um vídeo gravado do momento dos disparos mostra a vítima, identificado como Welton Lopes Costa, acompanhado da esposa, enquanto discute com o idoso. Em seguida, com os envolvidos já fora do vídeo, é ouvido o barulho de três tiros. A esposa da vítima também foi baleada, mas sem gravidade. Ela foi levada para o hospital, mas recebeu alta no mesmo dia.

Após o crime, moradores da região seguraram o idoso no local até a chegada da polícia. Em nota, a Polícia Civil informou que a 3ª Delegacia de Homicídios/Baía de Todos-os-Santos (3ª DH/BTS) apura as circunstâncias do crime. A polícia informou que o idoso foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde foi ouvido e liberado, após alegar legítima defesa.

A arma do crime, um revólver calibre 32, foi apreendida e imagens de câmeras são analisadas. A Polícia Civil destacou que o homem poderá ser indiciado por homicídio e tentativa de homicídio.

De acordo com um dos irmãos de Welton, identificado como Welbert, a discussão com o idoso começou após Welton se desentender, momentos antes, com a esposa. Ela trabalha em uma padaria na mesma rua onde o crime ocorreu e era conhecida do suspeito. O idoso teria visto a mulher discutindo com o marido e sendo puxada por ele pelo braço.

– Esse senhor, que mora aqui já há alguns anos e tem histórico de violência, de ameaçar as pessoas, de dar tiro, ele tem costume de comprar pão e sabia quem era ela. Ele ficou perguntando: “Ele está te machucando? Ele está mexendo com você?” Meu irmão falou: “Ela é minha esposa, não se meta, não”, e deve ter falado algo [de] que ele não gostou – relatou Welbert.

No domingo, moradores do bairro do Dois de Julho realizaram um protesto na frente da residência do idoso. Eles colocaram fogo em objetos e escreveram a palavra “assassino” no muro do imóvel onde o homem mora.

Leia também1 Vice Mourão descarta revolta em 7 de setembro: "Fogo de palha"
2 'STF está fazendo tudo o que acusavam que eu iria fazer'
3 Bolsonaro e Queiroga discutirão hoje a desobrigação de máscaras
4 Daniela Lima conta ter sido agredida em ato do PT em 2014: "Chutada por militantes"
5 Demitida, jornalista processa Record TV por discriminação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.