Leia também:
X YouTube suspende canal da Alesp por vídeo sobre lockdown

Polícia prende 29 em flagrante por abusos e exploração sexual

Nona etapa da Operação Luz da Infância no Brasil reúne autoridades de 13 estados

Pleno.News - 30/06/2022 12h05 | atualizado em 30/06/2022 14h09

Imagem Ilustrativa Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

A Polícia Civil de 13 estados deflagrou na manhã desta quinta-feira (30), a nona etapa da Operação Luz da Infância, para vasculhar endereços de 74 suspeitos de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet. Há outras 89 ordens de busca e apreensão sendo cumpridas em outros países: Estados Unidos, Equador, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Argentina. Ao todo, 163 mandados são executados.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena a Operação no país, 29 pessoas foram presas em flagrante até a publicação desta matéria. Os números devem ser atualizados no final da manhã desta quinta.

No Brasil, as diligências são realizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cerca de 800 policiais estão envolvidos na operação.

O estado com o maior número de mandados de busca e apreensão em cumprimento é São Paulo, com 43 ordens expedidas. Considerando os demais países envolvidos na operação, nos quais as diligências são realizadas pelos respectivos agentes de aplicação da lei, a Argentina tem o maior número de endereços a serem vasculhados, 68.

A Operação Luz na Infância 8 foi aberta em junho de 2021, quando 176 endereços foram vasculhados pela Polícia Civil de 18 estados e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Nas sete edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2020, a operação já havia cumprido mais de 1.450 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 700 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.

*AE

Leia também1 Médica de 26 anos é encontrada morta em banheiro de hospital
2 Governo federal prorroga vigência do Luz para Todos
3 Ação contra pornografia infantil cumpre mais de 160 mandados
4 Ex-deputado Roberto Jefferson é pré-candidato ao governo do RJ
5 Assalto a joalheria de shopping de SP termina em tiroteio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.